
José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e secretário-executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Depois das emergências climáticas, o principal perigo posto na rota da humanidade e seu projeto de continuar a existir se chama “plástico”.
Ele foi útil e até continua a ser. Mas, em compensação, empesteia o mundo.
Está em todos os espaços, no solo, no mar, até em nossos órgãos, no cérebro e na placenta das gestantes.
O pior é que os homens não se dão conta disso ou parecem considerar algo menor.
Daí o fracasso da sexta rodada de negociações de um tratado global de combate à poluição plástica em Genebra.
Depois de dez dias de negociações e impasses, os cento e oitenta e três países que participaram do Painel Internacional de Negociações da ONU não chegaram a um acordo sobre qualquer instrumento global juridicamente vinculante para frear a escalada da poluição plástica.
Ele invadiu nossa vida. É arremessado nos resíduos sólidos – para dar pálida ideia, a cidade de São Paulo produz 15 mil toneladas diárias daquilo que até ontem era chamado lixo e que os países mais adiantados perceberam que vale dinheiro, daí a mudança de nome.
Desse montante, apenas 3% chegam à reciclagem. Enquanto isso, a fabricação do material plástico mais do que dobrou.
Está na hora de a humanidade criar juízo.
Criar tribunais que deixem de ser apenas simbólicos, responsáveis por sanções morais e tenham jurisdição soberana para impor sua vontade aos renitentes.
Todos estão chamados a colaborar. Inventar novas fórmulas de plástico que se degrade; fazer design de produtos que necessitem menos de plástico; disseminar a educação ambiental para que o plástico entre na rota da extinção.
É a juventude antenada nos algoritmos e na IA que ficará com essa questão a ser resolvida.
Por sinal, esta nova geração e aquelas que ainda supostamente virão é que enfrentarão a realidade melancólica de um mundo atulhado de plástico, em que as pessoas sequer saibam o que significa terra, solo, árvore e água limpa.
Não foi isso o que sonhamos para os nossos descendentes. Vamos reagir, senão o plástico vai nos matar.
A todos. Sem exceção.

José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e secretário-executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.
Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.
Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.
A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.
Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.
Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.
Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.
Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.
E-mail: [email protected]
Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.