Centro de referência entrega 180 aparelhos auditivos em Santos | Boqnews
Foto: Henrique Teixeira/PMS

Saúde

16 DE OUTUBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Centro de referência entrega 180 aparelhos auditivos em Santos

Primeiro mutirão do ano envolveu diversos profissionais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um mutirão realizado pela Seção Centro de Referência em Saúde Auditiva de Santos (Secresa), na quarta-feira (15), envolveu diversos profissionais com o objetivo de garantir mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência auditiva atendidas pela unidade. Assim, 90 pacientes que fazem acompanhando no local receberam o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).

Foi o primeiro mutirão do ano e entregues 180 aparelhos, durante a ação, que durou cerca de oito horas. Uma das beneficiadas foi Maria Adelaide de Paula, 77 anos. A aposentada faz acompanhamento na unidade há três anos e, segundo a filha, Vanessa de Paula, o atendimento sempre foi exemplar. “Minha mãe depende de um aparelho que é caro para viver bem, mas conseguimos de forma gratuita em Santos. É uma alegria!”, disse.

“Ela já usava um aparelho fornecido pela Secresa, mas precisávamos de um novo e não tivemos dificuldade para consegui-lo. Antes, não conhecíamos o trabalho desses profissionais e fomos positivamente surpreendidas”, contou.

Demanda regional

A Secresa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogos, médicos (inclusive pediatra e neuropediatra), psicólogos, assistentes sociais, técnicos e profissionais administrativos. A unidade recebe encaminhamentos de todos os municípios da Baixada Santista, atuando como referência regional em saúde auditiva.

Em Santos, o atendimento começa nas policlínicas, que encaminham o paciente para uma das unidades do Ambulatório de Especialidades (Nelson Teixeira ou Zona Noroeste). Após avaliação especializada, o caso é direcionado à Secresa. O serviço atende pessoas de todas as idades – inclusive recém-nascidos que falham no teste da orelhinha, garantindo diagnóstico e reabilitação precoces.

Vinda de Itanhaém, após encaminhamento municipal, Claudiane Aparecida, 38 anos, recebeu o aparelho pela primeira vez. “O processo, apesar de envolver várias etapas entre as cidades, foi muito tranquilo. O aparelho vai ajudá-la bastante no dia a dia, e estamos muito felizes”, afirmou o marido, Rayheverton Macedo.

Balanço

De janeiro a setembro deste ano, a Secresa entregou mais de 1.600 aparelhos auditivos, dos quais 900 beneficiaram moradores de Santos. Portanto, todos os dispositivos são regulados no momento da entrega, e os pacientes recebem orientações de uso, limpeza e manutenção, além de retornos agendados para acompanhamento.

“Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe, totalizando cerca de 2.500 consultas fonoaudiológicas por mês, com uma equipe completa e especializada para garantir o melhor atendimento. Dentro desse número, cerca de 120 a 130 são pacientes novos a cada mês”, destacou Renata Alencikas, chefe da Secresa.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.