Quem já teve a documentação de conclusão de curso aprovada em edições anteriores não precisa reenviar, pois o Sistema Revalida faz a homologação automaticamente.
O prazo para os candidatos da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2) enviarem a documentação comprobatória da formação médica. Dessa maneira, começa nesta segunda (20) e vai até a próxima sexta-feira (24). A aplicação do exame ocorreu neste domingo (19) em todo o país.
O diploma, certificado ou declaração que comprove a conclusão de curso de medicina deve ser enviado frente e verso por meio do Sistema Revalida. Ou seja, deve ser no formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabyte (MB).
No mesmo site, o interessado deve informar também dados da instituição de educação superior estrangeira de origem do diploma médico e o ano de conclusão do curso de medicina.
O documento estrangeiro precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem ou órgão equivalente, além de estar autenticado pela autoridade consular brasileira.
Documentos redigidos em outros idiomas que não sejam português, inglês, francês ou espanhol devem vir acompanhados de tradução juramentada.
O participante da primeira etapa do Revalida 2025/2 que não enviar qualquer documentação comprobatória de conclusão de curso (diploma, certificado ou declaração) estará automaticamente reprovado por falta de documentação e o edital prevê que não será aceito envio dos documentos fora do prazo.
Resultado
Os candidatos deverão consultar o resultado do recurso do documento enviado no Sistema Revalida em 17 de novembro.
Se o Inep reprovar o documento, o participante poderá solicitar recurso entre 17 e 21 de novembro. O resultado final será conhecido em 5 de dezembro.
Caso o documento enviado não esteja em conformidade as regras do edital do Revalida 2/2025, o participante não poderá fazer a inscrição na segunda etapa do exame. Mesmo que tenha obtido desempenho mínimo esperado (nota de corte) nas provas aplicadas nesse domingo.
Revalida
O processo do Revalida serve para avaliar a formação de brasileiros e estrangeiros que se formaram no exterior e querem exercer a medicina no Brasil.
O Revalida não classifica instituições de educação superior de outros países.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.