Estação de transbordo de resíduos de Santos será reformada | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS
27 de outubro de 2025

Estação de transbordo de resíduos de Santos será reformada

A estação de transbordo de resíduos localizada na Alemoa, em Santos, passará por uma reforma a partir desta semana.

Sendo assim, o contrato, publicado no Diário Oficial do último dia 21, prevê nova cobertura de 600 m², nova estrutura de drenagem com melhor acúmulo de água, pavimentação dos espaços, melhorias na separação do material através de baias e na coleta de chorume.

O contrato de R$ 7.934.403,08 foi formalizado com a empresa Stier Construtora, vencedora da licitação. As obras ficarão sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), com previsão de oito meses. Os trabalhos ocorrerão por etapas e não interromperão o funcionamento do equipamento.

Além disso, a estimativa é que, por mês, média de 13 mil toneladas de resíduos domiciliares e 3,5 toneladas de materiais inservíveis passem pela estação. A manutenção também garantirá o cumprimento do compromisso que a Prefeitura tem com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para poder utilizar a área.

Os resíduos coletados no Município são levados pelos caminhões coletores da Terra Santos até a estação de transbordo na Alemoa. Desse modo, onde tudo é separado e depositado em outro caminhão maior. Portanto, que faz a viagem até a destinação final, no Aterro Sítio das Neves, Área Continental.

A reforma não faz parte das melhorias previstas na Parceria Público Privada (PPP) firmada com o consórcio Terrra Santos, em março, sendo uma intervenção pontual necessária para melhoria e manutenção do equipamento municipal.

Além disso, o contrato com o consórcio, que tem vigência de 30 anos, prevê, a longo prazo, a construção de uma moderna estação de transbordo e central de triagem de resíduos sólidos. Dessa maneira, que será erguida em área de 30 mil metros quadrados em outra área da Alemoa.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.