ColaBora Mundo reforça protagonismo de Santos na economia azul | Boqnews
Jornalista, Rosana Jatobá ministrou a palestra “O Futuro dos Negócios é Sustentável: Como o ESG está redefinindo o sucesso das empresas”. Foto: Felipy Brandão

sustentabilidade

28 DE OUTUBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

ColaBora Mundo reforça protagonismo de Santos na economia azul

Programação segue até quarta-feira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a palestra magna da jornalista Rosana Jatobá, referência nacional em sustentabilidade e comunicação ambiental, a apresentação da Camerata de Violões do Guri de Santos e a premiação de 21 empresas do setor portuário, foi aberto oficialmente, na última segunda-feira (27), o ColaBora Mundo 2025, reforçando o protagonismo de Santos como referência nacional na economia azul e no desenvolvimento sustentável.

A programação segue até quarta-feira (29), em diferentes pontos da Cidade.

O evento, realizado no Teatro Municipal Braz Cubas, nesta segunda-feira contou com a participação de autoridades e especialistas de todo o País. Rosana Jatobá ministrou a palestra “O Futuro dos Negócios é Sustentável: Como o ESG está redefinindo o sucesso das empresas”. Ela é advogada, jornalista, escritora e mestra em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP, com carreira destacada na TV Globo e Band, e hoje atua como referência em sustentabilidade e ESG, comandando o Portal Universo Jatobá, apresentando programas na Rádio CBN e na NatGeo.

Comunidade portuária

Rosana destacou a realização do grande encontro da comunidade portuária. “O setor portuário é muito relevante para o País, não é só passagem de cargas, mas conecta o mercado com o comércio internacional, as comunidades, os ecossistemas, as cidades. Enfrenta muitos riscos socioambientais, sobretudo por conta das mudanças climáticas, que têm ameaçado a infraestrutura portuária.

Então, o meu objetivo é inspirar as lideranças, os gestores, a repensarem o modelo de negócios do setor portuário. De que maneira a gente pode rumar para uma economia de baixo carbono e para um lugar onde as pessoas se sintam mais bem reconhecidas, valorizadas, sempre com a perspectiva de longo prazo para acolher o futuro das próximas gerações. É disso que trata a Agenda ESG, esse sistema de métricas que vai avaliar a empresa de acordo com seus impactos e o seu desempenho nos três pilares: o ambiental, o social e o de governança.

O setor portuário tem avançado muito nesse sentido incorporando várias medidas lançando já o seu relatório de sustentabilidade. A Autoridade Portuária de Santos é muito inspiradora se a gente compara com outros portos nacionais, é uma jornada, uma trajetória e a gente precisa continuar avançando.

Então, na minha palestra eu trago de que maneira a gente pode se adaptar a essas exigências do mercado, dos investidores, dos consumidores, para ser de fato reconhecido como ESG”.

Agenda ESG

Sobre outros países que podem ser referência sobre a adoção da Agenda ESG, Rosana citou a União Europeia. “Os países de lá estão muito avançados com relação à Agenda ESG. O Brasil tem uma ótima relação com o Porto de Roterdã, na Holanda, e alguns estados dos Estados Unidos avançam muito, a despeito de todo o negacionismo que a gente está vivenciando hoje lá.

A China, por mais poluidora que seja, também tem um lado sustentável, um dos países que têm investido muito em energia renovável, por exemplo. Então, a gente nota que há diversos ‘players’ mundo afora que podem ser inspiradores. E o próprio Brasil tem se tornado um grande líder da Agenda Verde.

A gente tem que reconhecer sobretudo no pilar ambiental da Agenda ESG os nossos avanços. Precisa ainda melhorar a questão social que a gente tem um déficit histórico, um passivo histórico a ser resolvido sobretudo com as mulheres e com a comunidade negra e indígena. Mas, eu vejo vários exemplos pelo mundo afora que podem ser inspiradores para a gente buscar esse alinhamento à Agenda ESG”, afirmou Rosana Jatobá.

28 e 29 de outubro | Exposição e painéis – Parque Valongo

Durante os dois últimos dias do evento, o Parque Valongo se transformará em um grande espaço de experiências, com startups, empresas e instituições de ensino apresentando projetos e soluções em inovação, sustentabilidade e economia azul. A programação inclui palestras, painéis temáticos e rodadas de conversa com especialistas renomados, estimulando o compartilhamento de boas práticas e a geração de novas oportunidades para o ecossistema regional.

O evento é uma realização conjunta da Autoridade Portuária de Santos (APS), Parque Tecnológico de Santos e Sebrae-SP, com apoio da Prefeitura de Santos e de diversas instituições que integram o ecossistema regional de inovação.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.