A Campanha Faixa Viva completou um mês de relançamento na última semana e, com 3 mil abordagens, já atingiu 30% da meta inicial da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos).
Desse modo, a iniciativa tem como objetivo principal garantir a travessia segura de pedestres através da conscientização sobre o respeito à prioridade de passagem. Nesta semana, os pontos escolhidos foram o cruzamento das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Siqueira Campos e Av. Siqueira Campos x Praça Palmares. Até o momento, a campanha já atuou em dez pontos, incluindo orla, bairros e Zona Noroeste.
Além disso, nas ações, os motoristas são abordados pelos agentes, que explicam sobre a importância da campanha, entregam panfleto informativo e solicitam ao condutor autorização para colar o adesivo da Faixa Viva no vidro traseiro. Ao autorizar, o motorista se torna mais um aliado no desafio de reduzir o número de atropelamentos.
Orientações
“No caso dos motoristas, a campanha orienta os condutores a pararem quando avistarem pedestres demonstrando a intenção de atravessar, mesmo sem semáforo. No caso dos pedestres, a orientação é que eles sinalizem a intenção de atravessar com o braço estendido e aguardem a parada dos veículos antes da travessia”, explicou Adriano Mosna, especialista em Educação para o Trânsito da CET-Santos.
De acordo com o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, os números ilustram a recepção positiva da população santista. “São dados extremamente positivos que mostram empatia e conscientização por parte dos santistas na adesão à campanha. Promover essa mudança cultural de respeito à faixa de pedestres não acontece do dia para a noite, e sim com cada um fazendo a sua parte, e estamos fazendo a nossa”, destacou.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.