Mesmo com total domínio da partida, um dos favoritos ao título europeu da temporada, o Bayern de Munique precisou correr atrás do placar para conseguir o empate por 1 a 1 com o Manchester United, fora de casa, pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.
Somente um brasileiro participou da partida. O lateral direito Rafinha jogou o tempo todo pela equipe de Munique. Com ele, o Bayern controlou o jogo na Inglaterra do começo ao fim, tendo uma média de 75% de posse de bola, segundo o site oficial da Uefa.
No entanto, apesar do amplo domínio, o time alemão ainda não conseguiu criar sequer uma chance clara de abrir o placar no primeiro tempo do jogo. O melhor lance aconteceu em um chute de fora da área de Robben, que parou nas mãos do goleiro De Gea.
Com muita aplicação tática, os donos da casa se defenderam com todos os seus jogadores atrás da linha do meio de campo e conseguiram dificultar as ações ofensivas dos visitantes.
De quebra, tiveram a melhor oportunidade de ter a vantagem no marcador ainda na etapa inicial. Aos 38, Welbeck ganhou de Boateng e, ao entrar na grande área, tentou dar uma cavadinha de cobertura e facilitou a defesa do goleiro Neuer.
Além disso, os ingleses tiveram um gol mal anulado pela arbitragem, que alegou falta do mesmo atacante sobre Javi Martínez antes da conclusão certeira.
Para reforçar a marcação no campo de ataque, o técnico David Moyes voltou dos vestiários com Kagawa no lugar do veterano Giggs. A estratégia deu certo. O United suportou a pressão inicial do Bayern e ainda marcou o primeiro gol do duelo.
Aos 13, após cobrança de escanteio, o zagueiro Vidic subiu sozinho e cabeceou no canto e fez 1 a 0. Mas, os visitantes reagiram rapidamente. Aos 22, após cruzamento da direita, Mandzukic, que havia acabado de entrar, ajeitou de cabeça para Schweinsteiger chutar forte e no alto para selar o empate.
Na partida de volta, dia 9 de abril, em Munique, o atual campeão do torneio joga por um empate sem gols para avançar às semifinais da competição. Já o time inglês precisa da vitória ou de uma igualdade por dois ou mais gols para se classificar. Se houver novo empate por 1 a 1, haverá prorrogação.