Nos dias 13 e 14 de dezembro, será realizado no Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47 – Vila Nova) o Maré das Minas Game Jam. Com inscrições até o dia 7, prevê palestras, mentorias e dois dias de imersão criativa.
O objetivo é fortalecer a presença feminina no desenvolvimento de jogos e, ao mesmo tempo, posicionar a região como polo regional de inovação e diversidade.
Sendo assim, a Jam é voltada especificamente para mulheres cis, trans e pessoas não-binárias. Dessa maneira, com foco em reunir talentos com experiência em jogos digitais ou áreas semelhantes para criar games com o tema “A importância da Preservação dos Oceanos”, inspirados na temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 14 (Igualdade de Gênero e Vida na Água).
Além disso, a previsão é de reunir 28 participantes e dividi-los em times de quatro integrantes. A premiação é de R$ 1 mil e medalhas feitas de tampinhas plásticas recicladas, criadas pela empresa Paradas Oficial.
Público
A entrada é gratuita para cientistas, estudantes, desenvolvedores, PcD’s e professores com seus respectivos comprovantes. Já para o público geral os ingressos são pagos. Todos devem garantir os ingressos aqui até o dia de abertura .
“Como mulher pesquisadora, cientista e integrante da indústria gamer, vejo como é difícil para nós enfrentarmos um mundo que a todo momento parece querer nos afogar. Criar redes de apoio é uma das formas de ir contra um oceano de empecilhos impostos socialmente às pessoas que se identificam com o feminino de alguma forma. A Maré das Minas vem para empoderar o feminino, as gamedevs, as cientistas e as empreendedoras enquanto trazemos conscientização sobre a temática dos oceanos. Convido a todos a apoiar esse movimento e a idealizar outros” afirmou a idealizadora do evento, Livia Scienza.
“A importância para a cena independente da Baixada Santista é incalculável. Pela primeira vez, as mulheres terão o protagonismo em um evento de tecnologia na região — um encontro pensado, organizado e realizado por elas e para elas. Iniciativas como essa têm potencial de, no médio e longo prazo, inspirar novas desenvolvedoras, ampliar a representatividade no setor e estimular o surgimento de novas narrativas e formas de criar jogos na nossa região. O Maré das Minas tem tudo para se tornar um marco no desenvolvimento de games da Baixada Santista”, finalizou o organizador Elton César Ventura.
Cronograma
Na parte da manhã do dia 13, será a abertura com feira de artes, exposição de empresas e lojistas. Além de palestras de pessoas importantes das áreas de Jogos Digitais, Oceanografia, Educação, Arte e História da Cultura. Já no período da tarde e noite, serão realizados os desenvolvimentos dos games e as mentorias.
Desse modo, no dia seguinte, pela manhã, serão finalizados os desenvolvimentos dos games. Em seguida, serão feitos os pitchs dos jogos e avaliação. E, no fim do dia, a premiação.
Portanto, o evento conta com o patrocínio da Ilis BR, WIBR, Trovadoria, IGDA São Paulo e GameDev Toolkit. Assim como, Coletivo Trans de Gamedevs, Alcateia Estúdio e Scienza Studio.
Além disso, a ação é uma iniciativa do ColaBora Mundo e conta com o apoio da Prefeitura, Liga das Mulheres pelo Oceano, Movimento ODS Santos 2030, Ecovias Imigrantes, Grupo Tribuna, Sebrae, Santos Brasil e Porto de Santos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.