A violência no trânsito segue como um dos grandes desafios enfrentados pelas autoridades no Brasil. Por isso, ações de prevenção e conscientização precisam começar desde a infância. Com esse propósito, a peça teatral “Foco no Trânsito” chega a Santos (SP) para apresentar, de forma lúdica e interativa, conteúdos essenciais sobre cidadania, segurança e regras de convivência nas ruas.
As apresentações são gratuitas e voltadas para alunos da rede pública municipal entre 7 e 10 anos. No dia 26 de novembro, o projeto passou pelo Núcleo Rádio Clube I, com quatro sessões. Já em dezembro, no dia 9, a iniciativa chega à UME Mário de Almeida Alcântara, também com quatro apresentações.
Através do teatro, a peça transforma o aprendizado sobre o trânsito em uma experiência divertida e significativa. Ao longo da encenação, as crianças são envolvidas em atividades que simulam situações reais do dia a dia, desenvolvendo valores como empatia, responsabilidade e respeito às leis, elementos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes.
Além de informar, o espetáculo também tem como missão contribuir para a melhoria da relação entre as pessoas e a cidade, promovendo o entendimento de que o trânsito seguro começa com pequenas atitudes no presente que refletem em um futuro melhor.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de países com mais mortes em acidentes de trânsito, atrás apenas da Índia e da China, lugares com populações muito maiores que a brasileira. O dado reforça a importância de iniciativas educativas como esta.
As regras de trânsito muitas vezes escapam ao conhecimento dos pequenos cidadãos, e a arte surge como uma ferramenta poderosa para alcançar esse público de forma eficaz. As crianças, que aprendem com exemplos e experiências, ajudam a disseminar esses ensinamentos dentro de casa, ampliando o impacto da conscientização.
O espetáculo também tem como proposta levar às crianças e comunidades uma atividade cultural de qualidade, reforçando o papel da arte como agente de transformação social
Lei de Incentivo à Cultura, “Foco no Trânsito” tem a produção da Troupe Trote, apoio da Komedi Projetos e Altia, patrocínio da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP) e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Do lado do povo brasileiro.
“Apoiar este projeto é fortalecer a relação porto-cidade e acreditar na educação como vetor de desenvolvimento e alavancagem de uma comunidade e região”, afirma Claudio Oliveira, CEO da BTP.
Sobre a Brasil Terminal Portuário
Nós, da BTP, somos guiados pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura portuária nacional. Surgimos de um sonho, transformamos o maior passivo ambiental em área portuária do Brasil em um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul e somos referência em operação portuária no Porto de Santos. Cada contêiner movimentado em nosso terminal conecta pessoas, impulsiona o presente de forma sustentável e promove soluções de excelência que transformam o futuro. Apoiamos este projeto para deixar um legado social positivo para a Baixada Santista e esperamos que, com esta iniciativa, a relação entre o porto e a cidade seja cada vez mais fortalecida. Mais informações no site www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario
Sobre o Ministério da Cultura
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Foco no Trânsito” em Santos/SP
Apresentação: 26/11/2025
Horários: 09h, 10h15, 14h e 15h15
Onde: Núcleo Rádio Clube I
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 1349 – Rádio Clube
Apresentação: 09/12/2025
Horários: 08h30, 11h, 13h30 e 15h
Onde: UME Mário de Almeida Alcântara
Endereço: Rua Mansueto Pierotti, 75 – Valongo
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.