Formada a primeira Comissão Municipal de Enfrentamento da Tuberculose de Santos | Boqnews
Formada a primeira Comissão Municipal de Enfrentamento da Tuberculose de Santos
Foto: Henrique Teixeira/PMS
18 de dezembro de 2025

Formada a primeira Comissão Municipal de Enfrentamento da Tuberculose de Santos

A posse da primeira Comissão Municipal de Enfrentamento da Tuberculose de Santos ocorreu na terça (17), na Secretaria de Saúde, com a participação de representantes de diversos setores ligados à saúde e a áreas estratégicas

A comissão é formada por representantes de diferentes áreas. A proposta é que promova um debate coletivo em toda a sociedade para construir soluções de forma integrada. Desse modo, considerando que a tuberculose está diretamente relacionada a fatores sociais e habitacionais, a fim sejam reduzidos de forma efetiva os indicadores da doença.

Além disso, a representatividade plural da comissão permitirá identificar como cada setor pode contribuir, desde a Cohab e o Desenvolvimento Social até a Câmara Municipal, por meio de iniciativas legislativas e emendas, além da participação das universidades, com o suporte do conhecimento acadêmico.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose todos os anos no mundo. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil, são notificados mais de 84 mil novos casos por ano, com cerca de seis mil mortes.

Dessa maneira, em 2025, Santos registrou 364 novos casos de tuberculose e 102 reincidências. Com o objetivo de fortalecer uma assistência cada vez mais resolutiva e promover o engajamento da cidade no enfrentamento da doença, a comissão teve criação para somar esforços às iniciativas já em andamento.

Portanto, para o secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, a criação da comissão marca o início de uma longa jornada. “Temos números importantes que precisam ser enfrentados e a tuberculose apresenta desafios específicos, especialmente em relação ao tempo de tratamento. Por isso, a comissão vai definir estratégias para garantir um acompanhamento quase diário dos pacientes ao longo dos seis meses de tratamento”.

Presidente da comissão, a assessora técnica de gabinete da Saúde, Paula Covas, destacou que o cargo tem um valor simbólico e profissional muito grande. “Espero poder contribuir com minha experiência e meu conhecimento para melhorar os indicadores de saúde, especialmente os relacionados à tuberculose”.

Além disso, a primeira reunião mensal será em 27 de janeiro e abordará os indicadores epidemiológicos dos últimos anos. Além do resultado de questionário aplicado aos pacientes que abandonaram o tratamento antes da conclusão- a partir de 2026, o Programa de Participação Direta nos Resultados (PDR) oficializou como meta a busca ativa destes pacientes.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.