Monitoramento encontra mais de 18 mil fragmentos de microlixo na Praia de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Instituto Mar Azul

22 DE DEZEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Monitoramento encontra mais de 18 mil fragmentos de microlixo na Praia de Santos

Levantamento do Instituto Mar Azul aponta aumento preocupante de resíduos plásticos e bitucas de cigarro na faixa de areia do Gonzaga

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um monitoramento ambiental identificou 18.211 fragmentos de microlixo na Praia do Gonzaga, em Santos, entre setembro e dezembro de 2025. O Instituto Mar Azul (IMA) realizou o levantamento por meio do Projeto de Monitoramento de Microlixo e concluiu a etapa após o 4º Mutirão de Limpeza de Praia, realizado no sábado (20).

A equipe concentrou o estudo na faixa de areia em frente à Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga. Os pesquisadores atuaram em uma área delimitada por transectos, método que permite medir e comparar a presença de resíduos sólidos ao longo do tempo.

Os plásticos lideraram o ranking dos resíduos encontrados, com 9.347 fragmentos. Em seguida, apareceram 4.103 bitucas de cigarro e 2.337 fragmentos de papel. Esses três tipos de resíduos concentraram a maior parte do microlixo recolhido na área analisada.

O estudo também revelou crescimento expressivo de materiais como pinos Eppendorf, tampas de plástico e de metal e canudos plásticos. Estes últimos permanecem proibidos em Santos desde a vigência da Lei Complementar nº 1.010, em abril de 2019.

O projeto contou com recursos do Termo de Fomento da Emenda Parlamentar nº 214, indicada em 2024 pelo vereador Marcos Oliveira Libório. A iniciativa resultou de parceria entre o Instituto Mar Azul e a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

“O volume de resíduos encontrados é alarmante e mostra que a mudança de hábitos ainda não aconteceu. A situação exige ações imediatas e responsabilidade coletiva diante dos impactos ambientais. Não dá mais para adiar”, afirma Hailton Santos, diretor-presidente do Instituto Mar Azul.

Instituto Mar Azul

Reconhecido como entidade de utilidade pública, o Instituto Mar Azul atua na defesa da balneabilidade das praias e na preservação da vida marinha em Santos. A organização surgiu a partir do Manifesto Onda Azul, lançado em 26 de agosto de 2012, com foco no combate ao microlixo.

Desde a fundação, em 2013, o instituto já promoveu 145 mutirões de limpeza e retirou mais de 1 milhão de fragmentos de resíduos da faixa de areia, calçadões, da Ilha Urubuqueçaba e do mar de Santos. O total inclui plásticos, bitucas de cigarro, isopor, papel, metal, madeira e outros materiais descartados de forma irregular.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.