Neste domingo (4), às 18 horas, Frei Paulo Henrique Romero celebrará sua última missa na Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, em Santos.
Ele encerra um ciclo de quase 15 anos à frente da comunidade local.
Em 150 anos de história da Paróquia, Frei Paulo é o único padre ordenado no próprio templo, marco que completaria 15 anos no próximo dia 15 de maio.
Após a despedida, ele seguirá para a Igreja Imaculada Conceição, em São Paulo, onde assumirá uma nova missão como pároco.
“Nasci Sacerdote neste chão”
Ao falar sobre a saída do local onde foi ordenado sacerdote, o vigário destacou os sentimentos vividos ao longo do período.
Segundo ele, foram 15 anos de alegria, realizações, lutas e lágrimas.
O frei afirmou que recebeu a notícia da mudança por meio do conselho provincial da Ordem dos Frades Capuchinhos e, apesar do impacto emocional, aceitou a decisão com muita alegria.
“Eu nasci sacerdote aqui nesse chão. A Basílica de Santo Antônio do Embaré oferece para a Paróquia Imaculada Conceição um excelente sacerdote”, afirmou.

Religioso esteve à frente de diversas ações na paróquia. Foto: Ronaldo Tarallo Jr/Colaborador
Legado
Assim, o religioso ressaltou que tudo o que realizou ao longo desses anos foi feito com amor e carinho, evitando destacar uma ação específica como mais importante que outra.
Entre os legados deixados por ele estão a revitalização do órgão da igreja, que estava parado há mais de 20 anos, a construção de um novo Centro Pastoral – inaugurado no último dia 22-, além da implantação do Movimento do Terço dos Homens.
Além disso, o fortalecimento da Pastoral da Iniciação da Vida Cristã (IVC), a restauração da parte externa da Basílica e o lançamento da segunda edição do livro Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré – História e Arte nas praias de Santos.
Ao deixar uma mensagem para a comunidade, o sacerdote agradeceu pelo apoio e pela acolhida ao longo dos anos.
“Agradeço a comunidade o apoio, acolhida e por tantos benefícios por essa parceria que nunca vou esquecer”, emocionou-se o Frei
Despedidas
Portanto, a mudança, segundo explicou, ocorre dentro da dinâmica da Ordem dos Frades Capuchinhos de São Paulo e do Chile.
Afinal, a cada triênio define novas missões conforme as necessidades da província.
Além do Frei Paulo, o Frei Antônio Eduardo Valvassori, o Frei Eduardo, também deixará a comunidade.
Assim, ele seguirá para Fraternidade Santo Antônio e Santo Oscar Romero, em Nova Veneza, no interior do Estado.
Para o lugar deles virão os Freis José Edison (novo pároco), Alonso e Antônio Marcos.

Quem é Frei Paulo?
Nascido no dia 4 de dezembro de 1973, em São José do Rio Preto (SP), Paulo Henrique Romero é o segundo filho de quatro filhos de João Romero e Maria Aparecida Félix Romero.
Ainda em sua cidade natal, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, começou o chamado vocacional na juventude.
Dessa forma, ingressou em agosto de 2002 na Ordem Franciscana em Birigui (SP).
Assim, durante o seu estágio pastoral, visitava com frequência a comunidade da Paróquia Santo Antônio do Embaré e, em 2011, passou a realizar suas atividades como diácono na Basílica.
Ordenado sacerdote no dia 15 de maio de 2011 pelas mãos de Dom José Soares Filho.
Ronaldo Tarallo Junior (*) é colaborador do Boqnews
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.