Governo de SP abre vagas para cursos gratuitos de Libras | Boqnews
Curso Libras Foto: Divulgação/Governo de SP
6 de janeiro de 2026

Governo de SP abre vagas para cursos gratuitos de Libras

O Governo de São Paulo abriu inscrições para uma nova etapa dos cursos gratuitos de Libras em nível básico. Com o objetivo de democratizar a comunicação inclusiva e valorizar a cultura surda, a iniciativa oferece cerca de mil vagas distribuídas em 14 turmas, para fortalecer a rede de acessibilidade no estado.

As inscrições estarão disponíveis a partir desta terça-feira (6) e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulários on-line. Dessa maneira, terá links específicos para cada turma, que estarão disponíveis no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). As aulas da primeira turma começam no dia 12 de janeiro.

Com carga horária total de 40 horas, os cursos oferecem certificado aos alunos que cumprirem os requisitos de presença e avaliação. Um dos diferenciais da formação é que professores surdos ministram todas as aulas, o que proporciona uma experiência direta com a Libras em seu contexto linguístico e cultural.

Dessa maneira, a SEDPcD destaca que não é necessário se inscrever em mais de um formulário, já que não haverá sorteio: o preenchimento correto da ficha garante automaticamente a vaga. O candidato deve informar apenas um endereço de e-mail, que a secretaria utilizará para enviar todas as informações sobre o acesso às aulas.

Após a inscrição, os participantes devem acompanhar atentamente o e-mail cadastrado e a caixa de spam. Pois a organização enviará as instruções do curso por esse canal.  Durante as aulas, o uso da câmera será obrigatório, como parte da metodologia pedagógica adotada.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.