Mais informações estão disponíveis no Instagram @culturalmiscelanea.
No próximo sábado, dia 24, das 13h às 21h, Santos recebe a 4ª edição do Festival Miscelânea Cultural. O evento acontece na sede da G.R.E.C.S. Unidos da Zona Noroeste e, nesse contexto, propõe uma ampla celebração das expressividades artísticas e culturais construídas a partir dos saberes e das tecnologias africanas e afro-brasileiras.
Com o tema Negras Artes – Resistência, o festival apresenta uma programação diversa e plural. Ao longo do dia, o público poderá participar de oficinas formativas, vivências e apresentações artísticas que transitam pela música, dança, percussão, culinária, literatura e outras manifestações culturais e rítmicas. Dessa forma, o evento reforça o valor da ancestralidade e da criação coletiva.
Valorização da memória e da identidade cultural
A proposta do festival é, sobretudo, evidenciar a importância dessas linguagens na preservação da memória e, ao mesmo tempo, na construção de futuros mais afirmativos. Além disso, a iniciativa contribui para a ampliação da equidade de oportunidades, especialmente para populações que, historicamente, convivem com estigmas e preconceitos.
O Festival Miscelânea Cultural foi idealizado pela produtora cultural, ativista e professora universitária aposentada Aldenir Dias dos Santos. Nesse sentido, o projeto é realizado com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, por meio do 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, o Facult 11.
Programação gratuita e aberta ao público
Dessa forma, a programação é totalmente gratuita e aberta ao público em geral.
No entanto, as oficinas contam com vagas limitadas, com até 30 participantes por atividade. ortanto, sendo recomendada a chegada antecipada para garantir participação.
Programação completa
13h – Oficina: Línguas africanas que fazem o nosso país, com Brunna Amicio
14h – Oficina: Dança dos Orixás, com Marília Fernandes
15h – Oficina: Quitutando e Conversando, com Iara da Graça
17h – Show da cantora A.B.E.C.C.A
18h – Performance: Nego Panda
19h – Oficina de Côco, com Michele Carneiro
20h – Vivência: Capoeira e Percussão, com Mestre Kako
21h – Show: Unidos da Zona Noroeste
O evento acontece na sede da Escola de Samba Unidos da Zona Noroeste, localizada na Rua Professor Francisco de Domênico, s/n, no bairro Areia Branca, em Santos, São Paulo.