A prefeita de Mongaguá, Cristina Wiazowski, voltou a solicitar apoio do Governo do Estado para minimizar os impactos provocados pelas chuvas intensas que estão atingindo Mongaguá desde o final do mês de dezembro. O pedido foi reiterado na segunda-feira (26) durante encontro com o governador Tarcísio de Freitas, em evento realizado na cidade de Santos.
Na ocasião, a chefe do Executivo agradeceu a ajuda humanitária prestada pelo Estado, que possibilitou o atendimento às famílias afetadas pelas chuvas, ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de novos investimentos voltados à limpeza e ao desassoreamento de rios e canais.
Segundo a prefeita, as intervenções estruturais são fundamentais para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos em períodos de chuvas, especialmente em áreas mais vulneráveis, muitas das quais ainda se encontram alagadas.
Medidas
Ela destacou que Mongaguá vem adotando medidas emergenciais e preventivas, mas ressaltou que o apoio estadual é essencial para a execução de ações de maior porte, que exigem recursos técnicos e financeiros mais robustos, como é o caso da disponibilização da máquina anfíbio para desobstrução do curso dos rios.
Por fim, a chefe do Executivo lembrou que a Prefeitura, por meio do Gabinete de Crise, segue monitorando áreas de risco e adotando providências para garantir a segurança da população e encontrar soluções estruturantes para o enfrentamento dos efeitos climáticos extremos. O abrigo provisório organizado no Ginásio de Esportes de Agenor de Campos, inclusive, pode ser reaberto a qualquer tempo.
O governador Tarcísio de Freitas, ao avistar a prefeita, fez questão de cumprimentá-la e de perguntar se a ajuda humanitária havia chegado. Tarcísio de Freitas disse ainda que está em contato com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e com a Defesa Civil para tentar viabilizar as demandas apresentadas.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.