São Vicente vive um processo de transformação urbana que reposiciona patrimônios culturais e turísticos antes pouco explorados.
Na região que conecta a Praia do Itararé à Ilha Porchat, espaços simbólicos passam a ganhar nova vida, fortalecendo o turismo, a segurança e o orgulho de quem vive e visita a Cidade.
O pacote de investimentos contempla a revitalização do Memorial dos 500 Anos, da Praça 21 Irmãos Amigos e da subida da Ilha Porchat. Além da construção de uma base integrada de segurança.
Memorial dos 500 Anos
Cartão-postal projetado pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço faz alusão aos 500 anos do Brasil. Antes alvo de críticas devido às condições insalubres — especialmente dos banheiros —, o memorial recebe nova iluminação, sanitários, pintura e piso, resgatando sua importância histórica e turística.
As obras estão com 45% de execução.
Subida da Ilha Porchat
Com vista privilegiada para a Praia dos Milionários, a subida da Ilha Porchat passa a contar com arquibancada de contemplação, nova iluminação e, posteriormente, muros grafitados. O projeto requalifica uma área até então pouco explorada, ampliando as possibilidades de lazer e contemplação.
As intervenções estão em fase final de ajustes.
Praça 21 Irmãos Amigos
Tradicional ponto de celebração à Pátria, a praça será completamente remodelada. Desse modo, com a implantação de mastros das bandeiras e um mapa do Brasil em granito no piso.
O índice de conclusão é de aproximadamente 35%.
Base Turística com Segurança
Integrada às atrações turísticas do Itararé e da Ilha Porchat, a base para as forças de segurança (GCM e PM) visa intensificar a presença ostensiva de profissionais, promovendo mais tranquilidade para moradores e visitantes. O equipamento já se encontra em fase de construção.
Os investimentos fazem parte do programa São Vicente de Cara Nova, que busca, por meio da criação de novos pontos turísticos e da recuperação de patrimônios históricos, ocupar os espaços públicos com lazer, convivência e segurança, fomentando a geração de emprego e renda.
“A Cidade passa por uma grande transformação. Ao caminhar pelo Gonzaguinha e pelo Itararé, é possível perceber como as entregas se conectam. Queremos uma cidade cada vez mais viva, ocupada por famílias, crianças e pessoas do bem. O vicentino volta a ter orgulho de morar aqui, e o turista passa a criar grandes memórias em São Vicente”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.
Investimentos
O programa São Vicente de Cara Nova reúne investimentos estratégicos em turismo, lazer, esporte, comércio e cultura no eixo centro-praia.
A iniciativa já consolidou entregas como a Nova Orla do Gonzaguinha, os píeres dos Apaixonados e do Pelé, a Fonte das Crianças, a Praça da Bíblia, no Parque da Juventude, e a Academia do Itararé.
Além disso, o centro comercial tornou-se mais atrativo com a implantação do Boulevard Martim Afonso e novas coberturas anexas aos estabelecimentos.
Paralelamente, o Município avança na reurbanização da Praça da Biquinha — que terá sua essência histórica resgatada com alusões à memória local e aos tradicionais doces —, do Deck dos Pescadores e na construção da Nova Rodoviária, situada na Praça Bernardino de Campos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.