A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou na quinta-feira (29), a Operação Via Livre, com o apoio do Polícia Militar (21° BPM/I), cujo objetivo é combater o abandono de veículos e melhorar a fluidez e a higiene nas vias públicas.

Sendo assim, a equipe percorreu os bairros Santo Antônio, Vila Lígia, Santa Rosa III, Jardim Praiano, Vila Júlia e Vila Zilda.

Dessa maneira, resultando na remoção administrativa de 18 carros que se encontravam em estado de abandono.

Além das remoções imediatas, as equipes de fiscalização notificaram os proprietários de outros 13 veículos estacionados irregularmente ou em condições de deterioração.

Dessa forma, nestes casos, os responsáveis receberam um prazo legal de 72 horas para retirar os automóveis da via pública por meios próprios. Caso o prazo não seja cumprido, os veículos serão guinchados e levados ao Pátio Municipal, sujeitando os donos ao pagamento de multas e taxas de estadia.

Portanto, a operação visa eliminar possíveis focos de doenças, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Além de evitar que essas carcaças sirvam como esconderijo para descarte de lixo ou práticas ilícitas, garantindo maior segurança e mobilidade aos moradores das regiões atendidas.

“A Operação Via Livre é fundamental para a higiene pública, ordem e segurança viária. Estamos retirando das ruas veículos depredados e em situação de abandono que estavam há anos acumulando sujeira e gerando risco para a população”, esclarece o titular da Semob.