Em razão de imagem polêmica sobre exploração infantil, cartazes serão retirados | Boqnews
Foto: Reprodução
3 de fevereiro de 2026

Em razão de imagem polêmica sobre exploração infantil, cartazes serão retirados

Fórum Social da Baixada Santista questiona viés racista em campanha publicitária. Prefeitura lamenta a publicação e promete retirar material.


Um cartaz onde mostra um homem preto em primeiro plano tendo uma criança ao fundo vendendo doces no semáforo provocou a manifestação do Fórum Social da Baixada Santista.

No slogan, a seguinte frase: Quando uma criança trabalha, alguém está lucrando com a violação de direitos. Durante a temporada, a exploração do trabalho infantojuvenil aumenta e o silêncio também machuca

Houve distribuição do material em linhas de ônibus e próprios públicos.

O conteúdo teve a participação da Coordenadoria de Políticas para a Infância e Juventude , em parceria com a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos – Semulher de Santos.

Inicialmente, a ação prevê cartazes e materiais informativos no transporte coletivo, equipamentos públicos, espaços turísticos, bares, restaurantes e locais de grande circulação.

Assim, a proposta é garantir informação, reflexão e orientação à população.

Porém, diante da imagem negativa, o material sairá de circulação.

Fórum

Como reflexo, o Fórum Social da Baixada Santista manifestou repúdio e indignação diante do conteúdo da campanha publicitária de combate ao trabalho infantil.

“O material em questão, que conta com o selo oficial da Prefeitura e de diversas entidades, utiliza a ilustração de um homem negro para representar a figura do explorador que supervisiona o trabalho de uma criança.

“É fundamental compreender que o combate ao trabalho infantil é uma pauta urgente.

“Mas ele jamais deve ser feito à custa do reforço de estereótipos racistas que associam a imagem do homem negro à criminalidade e à exploração.”

“Ao veicular uma peça com esse viés, a Prefeitura de Santos falha gravemente em seu papel educativo.

E promove o racismo institucional, ferindo a dignidade da população e retrocedendo na luta por igualdade racial.”

“Diante desse erro injustificável, exigimos a retirada imediata de todos os cartazes com essa ilustração de circulação em toda a frota municipal”.

“No entanto, a simples remoção do material não é suficiente para sanar o dano causado à coletividade”.

“Exigimos que a Prefeitura de Santos implemente uma medida de reparação concreta.

Que inclua o lançamento de uma nova campanha desenvolvida pela Prefeitura de Santos, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Infância e Juventude (COJUV) e a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (SeMulher) cujos objetivos deveriam estar focados no combate ao racismo institucional e na valorização da imagem da pessoa negra na sociedade”.

“Santos exige coerência, respeito e uma comunicação pública que pratique, de fato, a igualdade que finge promover nos selos que distribui.”

 

Prefeitura de Santos

Em nota, a Prefeitura de Santos informa que identificou rapidamente a desconformidade nos materiais de uma campanha de combate à exploração infantil.

Assim, “lamenta que o material, produzido pela Coordenadoria de Políticas para a Infância e Juventude, tenha sido divulgado sem o devido alinhamento interno e conhecimento dos superiores”.

Dessa forma, a mensagem não representou o cuidado e a responsabilidade que sempre orientaram o trabalho do poder público na proteção de crianças e adolescentes em Santos.

Por esse motivo, todo o material está sendo retirado de circulação.

Assim, as correções já estão sendo realizadas para que a comunicação esteja de acordo com a importância do tema e com o compromisso do Município com a população”.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:
✕

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

✕

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

✕

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.