Se conseguir se sagrar campeão Paulista deste ano, o Ituano pode quebrar uma escrita muito maior que os históricos confrontos em que os clubes do interior venceram os chamados grandes.
Caso levante o troféu no próximo domingo, a equipe de Itu será a primeira a ser campeã estadual sem estar presente em nenhuma série do Campeonato Brasileiro no momento do título.
Quando iniciou o Paulista deste ano, o time do interior de São Paulo estava com o segundo semestre preenchido apenas com a disputa da Copa Paulista, torneio que garante vaga na Copa do Brasil da temporada seguinte.
No entanto, graças à campanha no Estadual, o Ituano desbancou concorrentes do grupo, como Botafogo de Ribeirão Preto, Audax e XV de Piracicaba, e conseguiu um lugar na Série D do Nacional-2014.
Se sair do Pacaembu campeão (para isto precisa ao menos empatar com o Santos), o time de Itu pode se aproximar do próprio feito de 12 anos atrás. O clube também é o último a deter a marca de ter sido campeão paulista sem participar das principais divisões do futebol nacional na mesma temporada.
Em 2002, o time conquistou o título no primeiro semestre e depois jogou a Série C do Brasileiro. Naquele ano, porém, os quatro grandes clubes de São Paulo não disputaram o Estadual pois se dedicaram ao torneio Rio-São Paulo, que aconteceu concomitantemente.
Já em 1986, a Inter de Limeira bateu o Palmeiras por 2 a 1, com gols de Kita e Tato, na final do Paulista, e estava na segunda divisão do Nacional. Mesmo assim, ficou entre os melhores na classificação e jogou a Série A do mesmo ano, já que o regulamento da época permitia o acesso desta maneira.
Em 1979, o Corinthians foi campeão paulista, mas não disputou o Brasileiro daquele ano. Isso porque o presidente do clube, Vicente Matheus, “boicotou” a competição por não concordar com o inchaço que houve no torneio, com 94 times.
O levantamento tomou como base os campeões regionais desde 1971, quando teve início o Campeonato Brasileiro.