Livro dá dicas para quem quer entrar na universidade | Boqnews

Agende-se

18 de fevereiro de 2026

Livro dá dicas para quem quer entrar na universidade

Um guia inspirador e realista para quem sonha em ingressar e seguir em uma universidade pública.

Essa é a síntese de ‘Operação Universidade: Do vestibular ao diploma’, livro de estreia de Bruno Fracchia,  lançado no sábado (21), às 16h, na Realejo Livros (Av. Mal. Deodoro, 2, Gonzaga).

A obra é comercializada a R$ 40,00.

Dividido em três capítulos, o livro ‘Operação Universidade’ aborda desde formas e materiais de estudo, alimentação no dia da prova, até a permanência estudantil e a vida universitária em si.

Sem romantizar o percurso, Fracchia oferece de conselhos práticos a reflexões sobre desigualdades sociais.

Assim, em linguagem acessível, o autor recheia as páginas com referências pop e apresenta a jornada universitária como fases de um videogame.

“Como uma metáfora de cada etapa que o aluno precisará se empenhar para ser bom cidadão e profissional promissor”, destaca o autor que circulará com o livro em escolas públicas de Santos.

Aliás, Bruno compreende bem a vida como USPiano.

Afinal, é doutorando em Ciências da Comunicação e Mestre e bacharel em Artes Cênicas, graduado em Letras-Linguística, licenciado em Português.

Em seus rumos acadêmicos, também é pós-graduado em educação inclusiva.

Com larga carreira como ator, autor, professor e pesquisador, Bruno idealizou essa publicação editada por seu ex-aluno, Lincoln Spada.

Além disso, ilustração de Rodiney Assunção.

O projeto está nos projetos da Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura com recursos do Programa de Apoio Cultural ‘Facult’ de 2023.

Saiba mais: https://www.instagram.com/operacao_universidade/

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.