Retrofit do Centro de Santos terá rooftop com vista panorâmica
O Centro vai ganhar mais uma nova atração que mistura lazer, gastronomia e vista privilegiada. Um rooftop será instalado na cobertura do futuro Conjunto Habitacional de Interesse Social Retrofit – Santos AD (Rua Gonçalves Dias, 8).
Sendo assim, a Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab-Santista), responsável pelo projeto habitacional, anunciou a contratação de uma empresa para avaliação do valor de mercado comercial do futuro estabelecimento.
Aliás, a proposta segue uma tendência crescente em centros urbanos: ocupar o topo de prédios com espaços abertos que reúnem restaurante e área de convivência, valorizando a paisagem. Além de ampliar as opções de lazer na região central, o projeto também contribui para a revitalização urbana.
Desse modo, a exploração comercial da cobertura, que será destinada a atividades gastronômicas, terá o papel estratégico de ajudar na sustentabilidade financeira do condomínio. A expectativa é que a receita contribua para reduzir custos aos moradores, tornando a moradia mais acessível ao longo do tempo.
Além disso, segundo o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado, a abertura da licitação para avaliação do rooftop é um passo fundamental para garantir transparência e segurança jurídica ao processo. “Com o laudo técnico, conseguimos definir um valor de mercado justo para a concessão do espaço, atraindo interessados e assegurando que esse novo equipamento traga benefícios tanto para os moradores quanto para a revitalização do Centro”.
Reocupação
O projeto do rooftop faz parte de um movimento maior de reocupação do Centro por meio de retrofit, que transforma edifícios antigos em novas moradias e espaços de uso misto.
O Santos AD Retrofit, com cerca de 2.800 metros quadrados distribuídos em seis andares, terá 36 apartamentos. Sendo assim, de um e dois dormitórios, com metragens que variam entre 45 m² e 52 m², todas compostas por sala, cozinha e banheiro. Seis dessas unidades serão adaptadas para pessoas com deficiência.
Além dos apartamentos, o edifício contará com três unidades comerciais. Portanto, sendo duas no térreo e uma no rooftop, ampliando o uso misto do espaço e contribuindo para a dinâmica urbana da área. A estrutura inclui elevador, lavanderia coletiva em todos os andares residenciais e área de uso comum no térreo, garantindo mais praticidade no dia a dia dos moradores.
Projeto
Portanto, o projeto também prevê áreas comuns pensadas para o dia a dia dos moradores, como lavanderia, bicicletário e um salão voltado para festas e reuniões. A expectativa da Prefeitura é concluir as obras no segundo semestre deste ano, reforçando a estratégia de atrair novos moradores para o Centro e estimular a ocupação sustentável da região.
Aliás, mais do que um projeto habitacional, o Santos AD Retrofit integra a política pública mais ampla de revitalização e repovoamento do Centro. Busca conciliar moradia acessível, preservação do patrimônio histórico e inclusão urbana, aproveitando uma área com infraestrutura renovada e alto potencial de valorização.
Dessa maneira, a ocupação dos imóveis será feita por meio de convênio com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Portanto, beneficiando estudantes universitários de baixa renda, com capacidade para abrigar cerca de 120 pessoas sob regime de locação. “Estamos falando de um empreendimento que une habitação de interesse social com uso qualificado do espaço urbano. O rooftop amplia essa proposta, criando um ambiente de convivência e potencial econômico, sem perder o foco social do projeto”, explica Maurício Prado.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.