Exames de visão gratuitos atendem 450 pessoas em Santos
Usuários dos serviços sociais da Prefeitura tiveram acesso a exames de visão gratuitos nesta semana, em diversos equipamentos públicos de Santos. A iniciativa ampliou o acesso ao cuidado visual e beneficiou centenas de pessoas.
A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e o Instituto Rumo, com apoio da Rumo Logística. Ao todo, foram realizados 450 exames. Além disso, os participantes receberão óculos de grau em até 60 dias.
O programa faz parte do Visão para Inclusão, que busca ampliar o acesso à saúde visual para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Atendimento em diferentes regiões
A iniciativa, inédita na cidade, foi encerrada na sexta-feira (17), no Centro Dia para Idosos, no Centro. Somente neste local, 120 pessoas foram atendidas.
Durante os atendimentos, os técnicos identificaram problemas que afetam a qualidade de vida, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Dessa forma, o diagnóstico contribui diretamente para o bem-estar dos participantes.
A secretária de Desenvolvimento Social, Renata Bravo, acompanhou a ação. Segundo ela, o projeto teve alcance em todos os territórios do município.
“É uma parceria importante porque garante autoestima e promove a inclusão, especialmente de pessoas com deficiência e idosos”, destacou.
Depoimentos reforçam a importância da ação
A jovem Edivânia Paganini, de 24 anos, aproveitou a oportunidade para realizar um exame que vinha adiando.
“Não consigo enxergar bem de longe e já sei que vou precisar usar óculos. É uma ação importante que ajuda muita gente”, afirmou.
Já o aposentado Acácio Marcolino, de 79 anos, saiu de Caruara, na Área Continental, para participar da ação.
“Vim de longe, mas valeu a pena. Nunca usei óculos, mas sei que preciso, porque a idade chega e a visão muda”, disse.
A pensionista Maria de Lourdes Matos Grande, de 77 anos, também destacou a importância do atendimento.
“Meu óculos está quebrado e não tenho condições de comprar outro. Enxergar bem ajuda a evitar quedas e melhora a leitura”, relatou.
Inclusão e qualidade de vida
O programa Visão para Inclusão atende diversos municípios e é idealizado pela Rede Brasileira de Desenvolvimento Social. A iniciativa beneficia principalmente idosos, pessoas com deficiência e cidadãos em situação de vulnerabilidade.
De acordo com Frederico Abdalla, consultor da Rumo Logística, o projeto vai além da saúde.
“A iniciativa garante um direito básico, que é enxergar bem. Além disso, devolvemos à sociedade recursos que promovem inclusão e qualidade de vida”, explicou.