Sebrae-SP realiza o 2º Fórum Nacional da Economia Azul em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação
19 de maio de 2026

Sebrae-SP realiza o 2º Fórum Nacional da Economia Azul em Santos

Santos sediará nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), o 2º Fórum Nacional da Economia Azul, evento promovido pelo Sistema Sebrae, em parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS), Parque Tecnológico, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Instituto do Litoral Paulista de Startups e Santos Convention & Visitors Bureau.

O encontro, que será realizado no Auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, visa alinhar a Estratégia Nacional da Economia Azul às vocações e desafios dos territórios brasileiros.

O fórum funcionará como uma plataforma de integração para transformar estratégias em iniciativas concretas, focando no fortalecimento dos pequenos negócios ligados à economia do mar e das águas. A programação está estruturada nos seis eixos da Estratégia do Sebrae para a Economia Azul: empreendedorismo, inovação, governança hídrica, acesso a crédito, educação e inteligência de dados.

Para Marco Rosas, gerente regional do Sebrae na Baixada Santista, a realização do 2º Fórum de Economia Azul na região reforça o protagonismo regional no cenário nacional e internacional. “A Baixada Santista reúne ativos únicos, como o maior porto da América Latina, um sólido ecossistema de inovação, universidades, centros de pesquisa e uma forte vocação para atividades ligadas ao mar. Esse conjunto de competências faz da nossa região um ambiente estratégico para discutir a economia azul como alavanca de desenvolvimento sustentável, geração de oportunidades e fortalecimento das micro e pequenas empresas”, destaca.

O evento consolida o trabalho iniciado no ano passado em Cabo Frio (RJ), local da primeira edição nacional. Agora na Baixada Santista, a missão do Fórum é adaptar as diretrizes globais à realidade local.

Desse modo, posicionando as micro e pequenas empresas (MPEs) como protagonistas da estratégia de desenvolvimento para o setor.

 

Programação

Dia 19 de maio

15h às 15h30 – Abertura do Fórum Nacional da Economia Azul

15h30 às 16h10 – Palestra de abertura: “Da Estratégia aos Territórios: como o Sistema Sebrae pode transformar vocações azuis em desenvolvimento, inovação e inclusão produtiva”

16h10 às 17h10 – Painel 1: Eixo 2 “Empreendedorismo azul e inclusão produtiva”

17h10 às 18h10 – Painel 2: Eixo 3 “Inovação e bioeconomia azul”

18h10 às 18h30 – Encerramento

18h30 às 21h00 – Happy Hour

 

Dia 20 de maio

09h às 10h – Painel 3: Eixo 1 “Desenvolvimento territorial, governança hídrica e regionalização estratégica”

10h às 10h30 – Palestra: Eixo 4 “Acesso a crédito, financiamento sustentável e mecanismos de garantias para as MPEs”

10h30 às 11h30 – Painel 5: Eixo 5 “Educação, literacia em empreendedorismo azul e capacitação”

11h30 às 12h30 – Painel 6: Eixo 6 “Dados, inteligência territorial e big data azul”

12h30 às 13h00 – Encerramento

 

2º Fórum Nacional da Economia Azul

Datas: 19 de maio e 20 de maio

Local: Auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos

Endereço: Rua Braz Cubas, 3 – Cobertura (Centro), Santos

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.