Santos vai receber R$ 1,1 milhão em equipamentos e capacitação
Santos aderiu ao Programa Município Mais Seguro, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para fortalecer as guardas municipais com capacitação profissional, apoio institucional e doação de equipamentos.
Sendo assim, por juntar-se ao programa, em evento no final da semana passada, a Cidade foi contemplada com uma doação estimada em mais de R$ 1,1 milhão em equipamentos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM).
Dessa forma, entre os itens previstos estão 254 tasers (armas de incapacitação neuromuscular) e 510 espargidores (spray de pimenta). Além de 2.540 cartuchos operacionais, baterias, kits de manutenção, coldres, maletas de transporte e outros acessórios para a utilização segura dos equipamentos.
Além disso, para a prefeita em exercício Audrey Kleys, a formalização é um complemento ao processo de investimento no setor no Município. “Santos investe na segurança pública por meio da ampliação do efetivo da GCM, valorização e treinamento para os agentes e atualização dos equipamentos e da tecnologia de monitoramento. Também mantém importantes parcerias com as polícias para apoio em rondas e operações, com o contínuo suporte do Centro de Controle Operacional (CCO). São ações integradas que fortalecem a qualidade de vida na Cidade e têm o reconhecimento dos governos Federal e Estadual”.
Programa Município Mais Seguro
O programa Município Mais Seguro contempla três eixos de atuação: o Projeto Nacional de Polícia Comunitária, voltado à prevenção da violência e ao fortalecimento da relação entre os agentes de segurança e a comunidade; o Projeto Escuta SUSP, que oferece atendimento psicológico aos profissionais de segurança pública; e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, destinado à capacitação técnica e ao aprimoramento das ações operacionais. A expectativa é de que os materiais estejam disponíveis até novembro.
Além disso, o secretário municipal de Segurança, Flávio de Brito Junior, sublinha o aperfeiçoamento da corporação. “Este programa vem reforçar o aprimoramento dos profissionais da Guarda Civil Municipal, que atuam no patrulhamento preventivo. Esses equipamentos não letais são utilizados por profissionais que receberam treinamento teórico e prático para seu uso”.
Investimentos
Desse modo, com investimentos contínuos na segurança, Santos conseguiu reduzir índices de criminalidade de diversos tipos, em parcerias com as polícias Civil e Militar.
A nomeação frequente de novos agentes da GCM concursados, e a criação da Operação Onda Azul, de reforço no patrulhamento preventivo e orientação sobre o Código de Posturas, são outros exemplos de cuidados que a Administração dedica ao bem-estar da população.
Além disso, a Cidade também dispõe de um parque de quase 3,5 mil câmeras no Centro de Controle Operacional (CCO). Portanto, com dispositivos voltados à vigilância de escolas, unidades de saúde, cemitérios e as principais ruas, avenidas e pontos turísticos do Município.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.