Pesca artesanal é reconhecida como Patrimônio de Santos | Boqnews
Foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial
10 de setembro de 2026

Pesca artesanal é reconhecida como Patrimônio de Santos

As atividades de pesca artesanal estão oficialmente reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial de Santos, por meio de lei municipal. O ato foi assinado durante cerimônia realizada quarta-feira (9), no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, no Paço Municipal.

A iniciativa valoriza as tradições, os saberes e o modo de vida das comunidades tradicionais caiçaras da região. A cerimônia de oficialização reuniu representantes de entidades e lideranças ligadas à pesca artesanal.

O prefeito Rogério Santos destacou que a atividade faz parte da cultura e da história de Santos. “Aqui estão entidades que prezam pelo trabalho voltado à economia, à sustentabilidade e ao desenvolvimento social. A ocasião também é oportuna para ouvir as demandas do setor e ajudar a fortalecê-lo ainda mais”.

Desse modo, o prefeito também lembrou as tradicionais muretas da Ponta da Praia, reconhecidas no último dia 27 como patrimônio cultural material e imaterial de Santos, como outro símbolo da identidade da Cidade.

Preservação

Sendo assim, o pescador Rogério Marcos Rocha, de 66 anos, representante da Colônia José Bonifácio, destacou a importância de preservar uma tradição que, segundo ele, se mantém viva há mais de 300 anos. “Todas as entidades ligadas à pesca têm trabalhado para manter vivo esse segmento. É isso que nos trouxe aqui”.

Plínio de Castro, de 89 anos, é um dos pescadores mais antigos de Santos. Começou na atividade ainda garoto, acompanhando o pai, e mostrou durante a cerimônia sua primeira matrícula, com registro de 1959. “Fico feliz pelo reconhecimento  à pesca artesanal. Isso representa respeito pelo nosso trabalho”.

Nathan Martins Gonçalves, de 26 anos, segue os passos do pai, o pescador Alexandre Castro, de 55. “Acompanho desde garoto e fico feliz em participar deste momento ao lado dele”, afirmou.

Além disso, o projeto de lei, de autoria do vereador Sérgio Santana, foi sancionado nesta quarta após aprovação pela Câmara Municipal.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.