Crise no Supremo e as eleições 2026 | Boqnews

Ponto de vista

22 de setembro de 2026

Crise no Supremo e as eleições 2026

Lufe Bittencourt

O Exmo. Ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), precisa com a máxima urgência, em prol da civilidade e da transparência, liderar a pacificação da mais alta corte do Judiciário brasileiro.

A querela explícita entre os Exmos. Ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça mancha a imagem do Supremo perante os brasileiros que exigem a mais absoluta compostura e probidade de seus magistrados.

Se há uma penumbra (de acordo com a divulgação na mídia nacional) envolvendo o Exmo. Ministro Moraes, paira outra sobre o Exmo. Ministro Mendonça. Mas, dois erros não fazem um acerto.

Dito isto, o mais assertivo, cabe ao Exmo. Ministro Fachin assumir a responsabilidade institucional da presidência do STF, após a virulenta troca de farpas entre os dois excelentíssimos magistrados, e realizar um novo sorteio, a fim de escolher outro Exmo. Ministro, sem nenhuma suspeição, para assumir o polêmico inquérito.

E não somente isso, mas realizar a quebra de todo e qualquer sigilo dos atores envolvidos, sem exceções, das investigações em curso da Polícia Federal, no inquérito do caso Master (inclusive de Dark Horse), com todas as informações do supradito, vindo a se tornar de conhecimento público e oferecer as devidas respostas aos questionamentos existentes, com absoluta transparência e presteza, e com objetivo maior de mostrar, sob a égide do princípio constitucional, que todos são iguais perante a lei vigente e de que ninguém está acima desta, como reza a Carta Magna de 1988.

A investigação a fundo de todo o conteúdo disponível à Justiça mostrará de forma inequívoca, aos cidadãos brasileiros, que o exemplo sempre deve vir de cima para baixo. Isso é o mínimo que a sociedade espera do Supremo.

O mais assertivo, cabe ao Exmo. Ministro Fachin assumir a responsabilidade institucional da presidência do STF, após a virulenta troca de farpas entre os dois excelentíssimos magistrados, e realizar um novo sorteio, a fim de escolher outro Exmo. Ministro, sem nenhuma suspeição, para assumir o polêmico inquérito.

Certamente esse é o clamor da população brasileira, fatigada por escândalos financeiros e desvios de dinheiro público corriqueiros e casos escabrosos que costumam terminar, infelizmente, em impunidade.

Os brasileiros já estão fartos de situações como essas e exigem das autoridades constituídas uma solução definitiva, com a maior brevidade.

Dessa forma, a população brasileira poderá fazer o seu julgamento e separar o joio do trigo, e decidir com serenidade, daqui a pouco menos de quinze dias, os seus representantes nas eleições gerais, e o seu futuro e da nação.

Esperamos que a situação do Supremo se resolva com a maior celeridade possível pois se perdurar poderá influenciar o resultado das eleições de 2026 e o STF não pode permitir que o pleito de outubro próximo seja contaminado pelas suas decisões, especialmente no que tange à escolha do futuro Presidente da República, diante de um cenário de extrema polarização perante os eleitores. O que está em jogo é o destino da Pátria.

O que os brasileiros realmente desejam, sem medo de errar, é a apresentação de propostas na campanha eleitoral atual, de um projeto nacional para suprir as suas demandas mais urgentes como: violência; endividamento crônico; investimento em infraestrutura geral e em Ciência & Tecnologia; desenvolvimento sustentável; fontes energéticas alternativas e renováveis; mudanças climáticas; etc., e não testemunhar fatos absolutamente lamentáveis como os ocorridos no último dia 15 de setembro de 2026 no plenário do STF.

Lufe Bittencourt
Lufe Bittencourt, geógrafo. E-mail: [email protected]
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.