Promover a paz no esporte e no mundo. Este é o objetivo maior do projeto ‘Futebol Pela Paz’, idealizado pela ‘ONG Non-Violence Project Foundation e desenvolvido com alunos do Programa Escola Total. A finalização da primeira etapa da iniciativa foi realizada na última semana, em Caruara, com a apresentação dos trabalhos produzidos desde o início do ano.
Os alunos do núcleo do Escola Total conversaram com técnicos da instituição responsável pela ação, fizeram um cortejo pelo bairro, apresentaram acrósticos sobre a paz, entre outras atividades. De acordo com a orientadora pedagógica do programa, Débora Marreiro, os coordenadores de núcleo e os educadores específicos passaram por formação, ministrada pelos professores da ONG. “Depois, começaram os trabalhos com os alunos”.
Para o presidente da instituição no Brasil, Markus Schruf, é por meio da educação que se consegue alcançar os melhores resultados. “As crianças são nossa motivação”, completou. A formadora master da ‘Non Violence’, a suíça Fanny Davidsson, acompanhou o evento emocionada. “Vemos nos pequenos a mudança e acredito que todos juntos chegaremos a um mundo de paz”. Também participou a sueca Emelie Dahlstrom, representante da Swedish Postcode Foundation, instituição patrocinadora do projeto.
Os programas da ONG têm sido realizados com sucesso para mais de 6 milhões de crianças e educadores em cinco continentes, ganhando 70 prêmios internacionais.