O técnico Louis van Gaal anunciou hoje, pouco antes de divulgar a lista de 30 pré-convocados para o Mundial, que irá escalar a Holanda na Copa no esquema 5-3-2.
A ideia do treinador é povoar a defesa para, entre outras razões, compensar a falta de experiência dos seus jogadores de defesa.
A retaguarda é o setor da Holanda que passou pela maior renovação desde o vice-campeonato mundial de 2010. Nenhum dos dez zagueiros e laterais chamados por Van Gaal disputou uma Copa.
A juventude é outra característica dos defensores. O zagueiro Rekik (PSV), por exemplo, tem só 19 anos. Kongolo, do rival Feyenoord, 20.
Outra tática de Van Gaal para reduzir o impacto da falta de experiência na defesa foi chamar de volta para a seleção o volante Nigel de Jong, 29, do Milan, que estava inicialmente fora dos seus planos.
O volante é um dos oito remanescentes da última Copa. Mesmo alguns titulares relativamente jovens, como o goleiro Stekelenburg, 31, e o lateral direito Van der Wiel, 26, foram descartados.
A Holanda está no Grupo B, apontado como o mais difícil do Mundial, e terá como adversários na primeira fase a Espanha, atual campeã mundial, o Chile e a Austrália.
Van Gaal terá de cortar sete jogadores até o dia 2 de junho, quando precisa definir a lista final.
Abaixo, a relação de convocados:
Goleiros:
Jasper Cilessen (Ajax/HOL), Tim Krul (Newcastle/ING), Michel Vorm (Swansea City) e Jeroen Zoet (PSV Eindhoven)
Defensores:
Patrick van Aanholt (Vitesse/HOL), Daley Blind (Ajax/HOL), Daryl Janmaat (Feyenoord/HOL), Terence Kongolo (Feyenoord/HOL), Bruno Martins Indi (Feyenoord/HOL), Karim Rekik (PSV Eindhoven/HOL), Joel Veltman (Ajax/HOL), Paul Verhaegh (Augsburg/ALE), Ron Vlaar (Aston Villa/ING) e Stefan de Vrij (Feyenoord/HOL)
Meio-campistas:
Jordy Clasie (Feyernoord/HOL), Leroy Fer (Norwich/ING), Jonathan de Guzman (Swansea City/GAL), Nigel de Jong (Milan/ITA), Wesley Sneijder (Galatasaray-TUR), Tonny Trindade de Vilhena (Feyenoord-HOL), Rafael van der Vaart (Hamburgo/ALE) e Georginio Wijnaldum (PSV Eindhoven/HOL)
Atacantes:
Jean-Paul Boëtius (Feyenoord/HOL), Memphis Depay (PSV Eindhoven/HOL), Klaas Jan Huntelaar (Schalke 04/ALE), Dirk Kuyt (Fenerbahçe/TUR), Jeremain Lens (Dínamo de Kiev/UCR), Robin van Persie (Manchester United/ING), Quincy Promes (Twente/HOL) e Arjen Robben (Bayern de Munique/ALE)