Os ingressos para a torcida do Corinthians no primeiro jogo oficial do Itaquerão estão esgotados. Apesar de não informar a carga total, o clube informou hoje que não há mais entradas para o confronto contra o Figueirense, domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro.
A venda das entradas do Corinthians foi feita para sócios-torcedores através da internet. Os únicos ingressos disponíveis são para o setor visitante, cuja venda será feita apenas no dia do jogo. Os valores ainda não foram informados.
A expectativa do Corinthians é que a arena receba cerca de 38 mil pessoas. Os corintianos vão ocupar as arquibancadas leste, oeste e norte -esta terá disponível apenas o setor inferior, uma vez que as arquibancadas provisórias ainda não estão concluídas.
O duelo contra o Figueirense será também a primeira partida do clube no palco de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, dia 12 de junho.
O jogo será usado como um evento-teste pelo COL (Comitê Organizador Local) para avaliar a arena de abertura do Mundial. A ideia é observar falhas e corrigi-las até o torneio da Fifa.
O apelo não será o mesmo, uma vez que a quantidade de pessoas será menor (na Copa a abertura deve reunir 68 mil pessoas), assim como o número de funcionários, seguranças e voluntários.
As principais mudanças observadas pelo torcedor vão ser na segurança, no acesso ao estádio e na acomodação.
SEGURANÇA
A segurança do evento será feita em conjunto por 700 agentes privados e policiais militares. Eles ficarão espalhados pelo estádio para observar o comportamento da torcida. Também haverá monitoramento por câmeras.
A expectativa é que durante a Copa do Mundo cerca de mil a 1.200 seguranças trabalhem dentro do estádio.
Do lado de fora, apenas policiais militares farão a segurança dos torcedores.
Também vão estar presentes 200 voluntários para ajudar o público no acesso e na acomodação. Na Copa, o número deve ser de cerca de mil.
ACESSO
A recomendação do COL é que os torcedores que forem ao jogo utilizem o transporte público, de preferência o metrô ou o trem para chegar à arena.
A orientação é porque não haverá estacionamentos na arena para os torcedores. Também não haverá estacionamentos privados.
Haverá até uma divisão nas estações para facilitar o acesso.
Para os torcedores que forem ocupar as arquibancadas norte e leste, a recomendação é que se dirijam ao estádio de trem e usem a estação Corinthians/Itaquera como terminal.
Já para os que ocuparem os setores sul e oeste a recomendação é que se dirijam ao estádio de metrô e usem a estação Artur Alvim como terminal.
As duas estações estão a menos de um quilômetro do estádio.
O incentivo do uso do transporte público é uma das medidas para evitar a aglomeração de carros. Mas outras serão tomadas.
A Radial Leste, principal via para chegar do centro da cidade à arena por automóvel, deve ser bloqueada até um quilômetro antes do estádio, das 12h até duas horas após o encerramento do jogo (por volta das 20h).
O mesmo ocorrerá com outras vias locais, que serão divulgadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) até o dia do jogo.
ASSENTOS NUMERADOS
Não haverá a mesma exigência em todos os setores do estádio, mas a ideia do COL é tentar acostumar o torcedor a respeitar o assento marcado.
A exigência será maior no setor oeste, local em que as entradas têm valor mais elevado. Já a exceção será o setor norte inferior, onde vão ficar as torcidas organizadas do Corinthians.
Os torcedores do time paulista vão ocupar as arquibancadas norte, oeste e leste. Os do Figueirense ficarão no setor sul.