Com tantas opções de fast-foods nas ruas é difícil manter uma disciplina no que se refere à alimentação saudável. No entanto, existem locais que tentam suprir essa necessidade oferecendo um cardápio balanceado.
‘‘Comecei a me interessar cada vez mais nas preparações e ter mais propriedade sobre o assunto. Sempre busquei, pesquisei e criava na cozinha de casa para a família e amigos”, diz Isis Appes, proprietária da uma empresa especializada em culinária saudável, Menina Brasileira, segmento que vem ganhando cada vez mais adeptos. Nos pratos, destaque para o arroz integral, feijão branco, beterraba, purê de mandioca, viradinho de agrião e lentilhas marinadas.
Segundo ela, o cardápio é pensado para a semana, sempre diferente, com diversas combinações no prato do dia, e atendendo a oferta de produtos frescos da época. ‘‘A ideia é oferecer um almoço saboroso, equilibrado, colorido, cheio de texturas, nutritivo e diversificado”.
Cardápio equilibrado
A nutricionista Karoline Jorge explica que um cardápio equilibrado deve ter a presença de todos os grupos alimentares. Frutas, legumes, verdura, carboidratos integrais, proteína animal magra (carne, frango, peixe, carne suína) e proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha), além da gordura de boa qualidade, como azeite, abacate, alimentos ricos em ácidos graxos (peixes, óleo de linhaça, azeite etc).
Karoline ressalta que nenhum grupo de alimentos deve ser restringido, salvo os indivíduos que necessitam de uma alimentação específica.
‘‘Para uma alimentação adequada é necessário que ela seja equilibrada, estando presentes todos os grupos alimentares”.
Carne
A também nutricionista Thais Conzo esclarece que a carne não é vilã como todos pensam. De acordo com ela, “a Pirâmide Alimentar brasileira recomenda o consumo de uma porção de carne por dia, o que pode corresponder a um bife médio ou 5 colheres (sopa) de carne moída refogada por dia’’. Na hora de escolher o tipo de carne, optar pelos cortes mais magros, como: filé mignon, lagarto, patinho, alcatra, maminha e coxão duro.
Pedir ao açougueiro para retirar a gordura aparente das carnes, preparar as carnes sempre assadas, grelhadas ou refogadas e evitar frituras também são boas pedidas para quem gosta de consumir carne bovina.
Serviço
O Menina Brasileira atende de segunda a sexta pelos telefones 3464-1015 e 99183-3390.