Ministro diz que 14 cubanos já abandonaram o programa Mais Médicos | Boqnews
Foto: Manu Dias/ GOVBA

Saúde

04 DE JUNHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Ministro diz que 14 cubanos já abandonaram o programa Mais Médicos

Dos cerca de 11 mil profissionais cubanos ligados ao Mais Médicos, 14 deixaram o programa

Por: Johanna Nublat
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Foto: Manu Dias/ GOVBA

O índice de desistência é de 0,1%
(Foto: Manu Dias/ GOVBA)

Durante audiência na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4), o ministro Arthur Chioro afirmou que subiu para 14 o número de profissionais cubanos do Mais Médicos que abandonaram o programa.

Segundo o ministro, o abandono dos cubanos tem o menor índice entre os médicos participantes. Entre os brasileiros, afirmou Chioro, a taxa de desistência é de 8,4%; entre os estrangeiros que se inscreveram individualmente, o índice é de 0,8%; e entre os cubanos do acordo com a Opas, 0,1%.

O número anterior, divulgado em março, apontava a desistência de sete profissionais cubanos do convênio com a Opas (braço da OMS para as Américas). Nesta terça-feira (3), a AMB (Associação Médica Brasileira) anunciou duas novas desistências de cubanos -já incluídas nas 14 listadas por Chioro.

Em parte dessas desistências, os médicos conseguiram autorização da embaixada americana para migrar para os Estados Unidos. Além desses 14, há dezenas de outros médicos que, por questões de saúde e pessoais, acabaram voltando para Cuba, sendo substituídos por outros colegas.

Para o ministro, eventuais abandonos não são uma questão a ser resolvida pela Saúde. “Se vai ter refúgio, validação [do diploma], não é um problema do Ministério da Saúde.”

O programa Mais Médicos, uma das principais vitrines sociais do governo Dilma Rousseff, conta hoje com 1.558 médicos brasileiros formados no país, 1.038 médicos formados no exterior e 11.157 profissionais do acordo com Cuba.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.