Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos. Esposa do ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa e mãe do atual, Paulo Alexandre Barbosa. Tem cinco filhos e seis netos. Cresceu no bairro Chinês, próximo ao morro do Pacheco, onde morou seu marido por quase 50 anos. Foi lá que se conheceram, namoraram por quatro anos e se casaram. Pela profissão do marido, classificador de café, chegou a morar em Paranavaí, no Paraná, e no Rio de Janeiro. Todavia, Santos sempre foi seu lugar e foi aqui que criou seus cinco filhos. Com o marido, diz ter aprendido e desenvolvido, assim como seus filhos, o lado social. Ajudar as pessoas, seja com emprego, com comida, roupa ou uma palavra e atenção é algo que faz com carinho e dedicação. No período em que seu marido foi prefeito, de 1980 a 1984 – presidiu o Programa de Assistência Social Comunitária (antigo FSS). Desde 2004, atende pela Fundação Paulo Gomes Barbosa, no Morro do Pacheco, crianças do local. A Fundação está instalada na última casa onde o prefeito morou no local. Numa justa homenagem à mãe, o prefeito Paulo Alexandre a nomeou para presidir a instituição que cuida de mais de 120 entidades cadastradas, além de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, entre outras ações sociais. Vamos conhecer um pouco mais do seu trabalho à frente do Fundo Social de Solidariedade.
Fundo Social de Solidariedade
Estamos há um ano e meio dando continuidade aos projetos existentes e criando outros. O objetivo é sempre atingir mais bairros e mais pessoas.
Voluntários
São mais de 150 voluntárias cadastradas que diariamente participam ativamente de vários programas. Eles são essenciais para o pleno funcionamento do Fundo Social. É um trabalho que faz o bem para os dois lados. Tenho muita admiração e respeito pelas voluntárias.
Quando elas colaboram?
Dando aulas em alguns cursos, como no da padaria artesanal, e no de artesanato, que engloba bordado, pintura em tecido, caixas de madeira, entre outros ofícios. Elas ajudam também nas festas e eventos que realizamos em prol da comunidade.
Cursos de Geração de Renda
O curso de padaria artesanal é um deles. A pessoa tem que comprovar que ganha até dois salários mínimos para a gratuidade. São cursos prepraratórios para o mercado de trabalho.
Inovação
Abrimos a escola de moda e a de beleza no FSS. Um sonho que estamos transformando em realidade é levar alguns cursos para fora do FSS, isto é, para os bairros. Já estamos com o de artesanato na Zona Noroeste, e vamos levar o de Padaria Artesanal e a escola de Moda e Beleza. No Caruara, estamos com a oficina de Padaria.
Escola de Construção Civil
É outro curso que abrimos na Zona Noroeste. Ele é unissex e dá formação para pedreiro, encanador e assentador de pisos e azulejos. Cada turma tem 45 alunos. Está indo muito bem.
Festa Inverno na Copa do Mundo
Em função da Copa do Mundo, vamos antecipar. A festa funcionará de 11 de junho a 13 de julho. E, para que todos possam aproveitar a festa sem perder os jogos, dois telões serão instalados. Seremos um ponto de transmissão. A outra novidade da festa será a venda de artesanato, além de alimentação.. A cada semana um grupo de 10 se apresentam. Dessa forma, o público sempre terá novidades.
Baile da Cidade
Voltamos com o baile depois de alguns anos sem. A venda dos convites neste ano foi destinada para o Centro de Convivência do Morro de Santa Maria. As obras estão caminhando. É uma fonte de receita importante e pretendemos dar continuidade.
Eventos anuais do FSS
Temos quatro grandes campanhas: Páscoa, do Agasalho, que esse ano se estende até 24 de julho, a de Brinquedos e a do Natal. Temos também os eventos de apoio às entidades, como a Festa Inverno, o Lanche Solidário, Carnaval Solidário e a Feira de Solidariedade.
—
- [3°Santos Jazz Festival] Os músicos Bruno Conde, Edinho Godoy, Zé Luiz Mazziotti, Zé Luiz Barbosa e Kleber Serrado na abertura do evento
- [3° Santos Jazz Festival] Jornalista Alessandra Pereira, cerimonialista da noite de abertura, a proprietária da Vídeo Paradiso, Rosana Castro, e a coordenadora de Cinemas da Secretaria de Cultura de Santos, Raquel Pellegrini
- [3° Santos Jazz Festival] Sivio Luiz, responsável pela área de audiovisual do Sesc Santos, e Maracelia Teixeira, gerente-adjunta do Sesc Santos
- [Santos Jazz e Arte no Dique] Presidente do Arte no Dique, José Virgílio. Instituto recebeu oficina de percussão para os jovens na sexta (6)
- [3° Santos Jazz Festival] Regente-assistente da Orquestra Municipal de Santos, José Consani, com o patrono do festival, César Camargo Mariano após espetáculo no Teatro Coliseu, na última quinta-feira (5), que abriu a programação, que segue até domingo (8) com shows e oficinas
- [Santos Jazz e Arte no Dique] Armando Marçal (ao centro), que subiu ao palco com João Bosco, com jovens do Instituto Arte no Dique, em oficina de percussão, realizada na sexta-feira (6).
—
O que vem por aí…
Inauguração
O artista plástico Elver Savietto inaugura novo atelier de Escultura e Cerâmica, neste sábado (7), às 10 horas, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), à rua Oswaldo Cruz, 66, Bloco D, no 5º andar, em Santos/SP
Lançamento
Rodrigo Gurgel realiza bate-papo e lançamento na Realejo Livros do livro Esquecidos & Superestimados, que é a continuação de Muita Retórica – Pouca Literatura (de Alencar a Graça Aranha), e reúne ensaios publicados, entre 2012 e 2013, no jornal Rascunho, na série, ainda não terminada, em que o autor relê os prosadores da literatura brasileira. Sábado (7), às 17 horas, à Avenida Marechal Deodoro, 2.
Romantismo
Restaurante mexicano Cielito Lindo realiza neste domingo (8), das 18 às 23 horas, o evento Es mucho amor. Noite já é da programação comemorativa ao Dia dos Namorados, a ser celebrado nesta quinta (12), e reúne arte, moda e sessão de fotos personalizadas para os casais apaixonados. Avenida Marechal Deodoro, 103, Gonzaga, Santos. Informações 3307-9051.
Passeio ciclístico
5º Passeio Ciclístico do Meio Ambiente acontece neste domingo (8), às 10 horas. O ponto de concentração será na Praça Mauá em frente a Prefeitura de Santos.O trajeto será uma retorno ao passado, onde os participantes poderão conhecer a história em locais da Cidade que tiveram participação importante no cenário do Brasil, entre elas Casa Azulejada, Estação Jundiaí, Museu Pelé, Banco do Brasil, Receita Federal, Outeiro de Santa Catarina… Quem quiser participar e só trazer a bicicleta ou utilizar a do Bike Santos.
Deixe um comentário