“Estamos bastante felizes com os resultados desta temporada de inverno. A inovação está dando certo. Uma ação solidária, como a Ação do Coração, e tudo que envolve a festa tem tudo a ver com o Praia Acessível”, comenta Eduardo Ravasini, coordenador da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Codep).
Semana passada, o Programa Praia Acessível realizou a intervenção Autismo é Nossa Praia, com o Grupo Acolhe Autismo Santos, em frente ao Aquário. Houve a distribuição de panfletos, exibição de publicações sobre o tema e atividades lúdicas. “É sempre válido levarmos informações. Muitas pessoas precisam de apoio e também tem gente que quer colaborar”, explica Ana Lúcia Félix, presidente do Grupo Acolhe Autismo Santos.
O Praia Acessível é um programa que funciona com a parceria da prefeitura e o governo estadual para oferecer a deficientes a possibilidade do banho de mar em cadeiras anfíbias, com monitoria de profissionais. As atividades de inverno ocorrerão prioritariamente aos sábados das 11h às 13h, nos dois pontos de atendimento do programa, cujas barracas funcionam próximo ao Aquário e à Concha Acústica (canal 3), de forma alternada a cada fim de semana.
Atividades
Durante o inverno estão programadas as seguintes vivências esportivas: capoeira inclusiva, vôlei e basquete adaptado, tamboréu e bocha. Destaque ainda para oficina de artesanato com reciclagem, uma cena de teatro inclusivo, além de breves apresentações com grupos de variadas etnias. Sugestões podem ser enviadas para o endereço [email protected].
Praia Acessível – temporada de Inverno
Programação
Sábado – Ação do Coração (Concha Acústica), com a confecção de corações de espuma
02/08 – Tamboréu (Aquário)
09/08 – Dança Cigana (Concha Acústica)
17/08 – Programação Inclusão para Jovens, como parte da Semana da Juventude (Aquário)