Desde o último sábado, 26 de julho, interessados em doar sangue poderão comparecer no Hemonúcleo de Santos. A coleta será realizada das 8h às 12h, a cada 15 dias.
A medida foi tomada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) da Baixada Santista para possibilitar que pessoas que têm interesse em doar, mas não dispõem de tempo nos dias úteis, possam contribuir.
A princípio, a coleta ocorrerá no período da manhã e em intervalos de duas semanas. Posteriormente, a frequencia será semanal e durante todo o dia.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, portar documento de identidade original com foto. É necessário estar alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação quanto o uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.
O Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro está localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão, Santos-SP.
Doações caem durante o inverno
Em junho, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população para doar sangue. Em virtude da queda nas temperaturas, os hemocentros do Estado de São Paulo e os bancos de sangue da capital paulista registram uma diminuição média de 50% nas doações de sangue. Tipo “O negativo” é o fator sanguíneo como menor oferta de doação.
“No frio as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa para doarem sangue. Mas é importante que a população contribua com os estoques e, assim, ajude a salvar vidas”, afirma o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Dante Langhi.
A lista dos postos de coleta de todo o Estado está disponível no site www.saude.sp.gov.br/doesangue. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade.