Postos de gasolina em Santos implantam sistema de reutilização da água | Boqnews
Postos de gasolina em Santos implantam sistema de reutilização da água
Foto: Divulgação
8 de agosto de 2014

Postos de gasolina em Santos implantam sistema de reutilização da água

Com a crise no abastecimento do Sistema Cantareira e a iminência de um possível racionamento de água, uma rede de postos de gasolina em Santos implantou há dois meses um sistema de reutilização de água para utilizar nos seus lava-rápidos, que nos dois estabelecimentos contabilizam cerca de 10 mil lavagens mensais.

O sistema de filtragem para reuso de água consiste em três etapas: captação, tratamento e uso. Ao lavar um carro, a água suja escorre para uma caixa de areia, onde é separada de sujeira, óleo e outros componentes. A água passa por um filtro, e vai direto para uma caixa d’água de 5 mil litros.

“Decidimos instalar em nossos dois postos esse sistema para economizar água e ajudar na preservação do meio ambiente. Com a filtragem da água conseguimos reduzir o consumo mensal em até 50%”, explica o gerente-geral dos Postos Portal de Santos, Thiago Ferreira.

O estabelecimento com maior movimentação de clientes, localizado no bairro do Jabaquara, realiza a lavagem de cerca de 7 mil carros por mês, já o posto de gasolina da rede localizado no Gonzaga, lava cerca de 3 mil veículos mensalmente.

“É um investimento que certamente traz muitos benefícios. Em ambos os postos, temos essa preocupação com a economia e trazer o menor impacto possível. As torneiras são sempre automáticas, as mangueiras são lavadoras de alta pressão, o que dá uma economia de até 80% em relação à mangueiras comuns e a iluminação também é dimerizada, ou seja, a intensidade luz é adequada automaticamente à necessidade do ambiente.”, diz Ferreira.

Economia chega a uma média de 5 milhões de litros de água por mês

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lavar o carro com uma mangueira não muito aberta, por 30 minutos, gera um desperdício de água de 560 litros.

Levando em consideração que o posto onde há maior movimentação lava 7 mil carros por mês (média de 233 por dia), o gasto de água seria de 130.480 litros diariamente.

No outro lava-rápido, cujas lavagens chegam a 3 mil por mês (média de 100 por dia), seriam gastos 56 mil litros de água diariamente. Somando os gastos dos dois postos de gasolina ao mês, pode-se dizer que com essas medidas, são economizados em média 5.594.400 de litros de água.

Da Redação
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.