A prefeitura prossegue com a instalação de lava-pés ao lado dos chuveiros na orla da praia. Nesta terça-feira (2), funcionários do Departamento de Administração Regional da Zona da Orla/Intermediária (Dear-ZOI), ligado à Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), instalaram a tubulação e finalizaram a concretagem do 13º equipamento, na Ponta da Praia. A intenção é reduzir o consumo de água.
De acordo com a chefe do Dear-ZOI, Fabiana Ramos Garcia Pires, os jardins da praia possuem 47 conjuntos formados por quatro chuveiros cada, totalizando 188. O cronograma prevê a instalação de 94 lava-pés, dois em cada conjunto. “O equipamento tem 1,20m de altura com 15 cm de diâmetro”.
Fabiana explica que a maioria dos banhistas utiliza os chuveiros para lavar os pés ou as cadeiras de praia. “A distância entre o chuveiro e o chão muitas vezes causa o desperdício de água, fato que não ocorre com os lava-pés, por serem menores e com esguicho direcionado”.
A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o início da temporada de verão. O investimento é de aproximadamente R$ 77 mil.
Até o momento, os equipamentos funcionam nos seguintes locais: na direção da Av. Vicente de Carvalho, 30, Boqueirão; em frente à Rua Carlos Afonseca (Gonzaga); entre os canais 4 e 5 (em frente à Igreja do Embaré); entre os canais 5 e 6 (em frente à Fonte do Sapo); entre o canal 1 e o Parque Municipal Roberto Mário Santini (próximo ao emissário); ao lado do posto 1 (divisa); ao lado do canal 2 (em frente à estátua do surfista); ao lado do canal 3; próximo a Rua Oswaldo Cochrane (Embaré); em frente à Rua Ricardo Pinto (Ponta da Praia); ao lado do posto 7 (Ponta da Praia); e entre o canal 6 e o final da faixa de areia (em frente ao Aquário).