O Dia do Idoso será comemorado em 1º de outubro. Em razão disso, o Sesc programou atividades especiais para quem tem mais de 60 anos. Inclusive, esta parcela da população na Baixada Santista cresceu 44,84% nos últimos dez anos, o que representa um aumento de 67.538 idosos nesse período. Hoje, a região contabiliza 150.607 pessoas nessa faixa etária. As informações estão baseadas na comparação de dados do Censo 2000 com os de 2010.
Na cidade de Santos , que apresenta cerca de 20% da população com mais de 60 anos e políticas públicas reconhecidas nacionalmente para este público, aderiu ao Selo Amigo do Idoso, que visa promover a melhoria da qualidade de vida da terceira idade em todo o Estado. O Selo Amigo do Idoso integra o programa São Paulo Amigo do Idoso e visa estimular os municípios a criarem ações voltadas ao envelhecimento ativo da população a partir de critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Segundo levantamento da Fundação Seade, a tendência é que no ano de 2050 a terceira idade represente 30% da população de todo o Estado de São Paulo. Daí a necessidade de serviços de atenção ao idoso. A Gerencia de Terceira Idade do Sesc (GETI), atenta a esses dados, também tem trabalhado no sentido de aprimorar programas de integração do idoso às variadas realidades sócio-políticas. Por isso, não apenas agora, mas durante todo o ano oferece por meio de suas unidades uma farta programação que inclui desde palestras e vivências até aulas de dança, oficinas, passeios e atividades esportivas.
Em outubro, além desse leque variado de ações nas quais a pessoa da terceira idade pode se engajar e participar, o Sesc também preparou atividades para a data, a ser comemorada na próxima quarta-feira. Confira a programação:
Música à Manivela
Intervenção cênico musical em que dois atores e músicos criam pequenas cenas com objetos e bonecos, cantam e tocam canções no orgue de barbarie, um instrumento mecânico à manivela e que funciona com cartões perfurados. O espetáculo é uma homenagem aos frequentadores da unidade com mais de 60 anos, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso .
Comedoria. Livre. Grátis. Das 12h30 às 14h
Jogando Tango
O trio Jogando Tango nasceu do encontro de dois brasileiros: Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo), e um argentino radicado no Brasil, Juan Pablo Ferrero (violão). Dando corpo ao desejo dos três de se aprofundarem no universo da música argentina e difundí-la aqui no Brasil o trio pesquisarou a música típica da capital argentina, Buenos Aires, pesquisando o tango, a valsa e a milonga. A partir daí, começaram a olhar para a música do interior do país, até chegarem à fronteira entre Argentina e Brasil. Descobriram neste processo que os dois países vizinhos têm muito mais afinidades do que se imagina, apesar da diferença idiomática.
Uma viagem sonora que chama para a dança, convidando a todos para os acordes dramáticos e as dores e prazeres da paixão relacionadas com esse ritmo atemporal. O espetáculo é uma homenagem aos frequentadores da unidade com mais de 60 anos, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.
Convivência. Livre. Grátis. 15h30
Mimi Calado Show
Espetáculo de mímica narrado a partir de uma história que se desenrrola nos bastidores de um circo itinerante. Tendo como único personagem real da história a figura poética chamada Mimi, o insólito guia levará os espectadores ao universo do circo e seus artistas. Ora aparecendo como um malabarista, ora como palhaço e logo em seguida como um sério mestre de cerimônias, entre outros. O espetáculo é uma homenagem aos frequentadores da unidade com mais de 60 anos, em comemoração aoDia Internacional do Idoso.
Auditório. Livre. Grátis. 20h
Retirada de ingressos no dia do espetáculo, à partir das 10h