Filme ‘perdido’ de Sherlock Holmes é encontrado em Paris | Boqnews
Foto: Divulgação

Cinema

03 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Filme ‘perdido’ de Sherlock Holmes é encontrado em Paris

Mudo, o longa mostra a única participação cinematográfica do ator William Gillette, famoso na época por interpretar o personagem nos palcos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um filme clássico do detetive Sherlock Holmes, de 1916, foi encontrado por funcionários do arquivo de cinema francês. Mudo, o longa mostra a única participação cinematográfica do ator William Gillette, famoso na época por interpretar o personagem nos palcos.

Mal catalogado durante décadas na Cinematique Française, a película foi filmada em 1915 pelo Essanay Studio, de Chicago, que ficou conhecido pelos curta-metragens de Charlie Chaplin (1899-1977) que produziu na mesma época.

A versão recuperada tinha legendas em francês e estava sendo preparada para ser colorida de acordo com os padrões do mercado local daquele tempo.

Gillette, que morreu em 1937, foi o responsável por consolidar a imagem do detetive britânico que ficou famosa mundo afora: o chapéu de feltro e o cachimbo foram introduzidos por ele, que também escreveu o roteiro para o filme, intitulado apenas Sherlock Holmes.

Agora, a obra está sendo restaurada e deve ser exibida em um festival francês de cinema em 2015 e no “San Francisco Silent Film Festival” (Festival de Filmes Mudos de São Francisco).
Bryony Dixon, curador de filmes mudos no Instituto Britânico de Cinema, disse que a descoberta é “muito emocionante”, e que ainda estão procurando outro filme clássico de Holmes, Um Estudo em Vermelho, filmado em 1914.

Sherlock Holmes é um detetive fictício criado pelo escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) que ficou célebre no mundo todo junto com seu assistente, o médico Watson. A última adaptação para o cinema estrelou Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Jude Law (Um Beijo Roubado) em dois filmes, de 2009 e 2011, além de inspirar as séries Sherlock, da BBC e Elementary, da CBS.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.