Mulheres acima de 40 anos têm direito a exame anual grátis | Boqnews
Foto: Divulgação

Outubro Rosa

10 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Mulheres acima de 40 anos têm direito a exame anual grátis

Com a chegada de outubro se intensificam novamente a campanha de combate ao câncer de mama conhecida como Outubro Rosa. Adotada no exterior e incorporada no Brasil pela presidente e fundadora do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, Gilze Francisco, a ação incentiva a mudança da iluminação de prédios e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Autoexame câncer de mama

A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde. Foto: Divulgação

Com a chegada de outubro se intensificam novamente a campanha de combate ao câncer de mama conhecida como Outubro Rosa. Adotada no exterior e incorporada no Brasil pela presidente e fundadora do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, Gilze Francisco, a ação incentiva a mudança da iluminação de prédios e monumento para a cor rosa. O objetivo é chamar atenção das pessoas para a prevenção da doença que vitimou mais de 13 mil mulheres em 2011, de acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Para tentar melhorar esse quadro, a Prefeitura Municipal de Santos, em parceria com o Instituto Neo Mama, disponibilizou 2.500 mamografias ao longo do mês para mulheres acima de 40 anos. Até agora foram realizadas 495, segundo dados da Secretaria de Saúde.

A responsável pela campanha do Outubro Rosa em Santos, Gilze Francisco, alerta que no ano passado foi disponibilizado o mesmo número de exames, no entanto a adesão foi abaixo do esperado. “Isso reforça a importância da conscientização para a realização das mamografias e consequentemente um diagnóstico precoce”.

Ela diz ainda que mesmo que todo mês fossem realizadas cerca de mil exames, as 34 mil mulheres dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) acima de 40 anos que moram na Baixada Santista ficariam sem diagnóstico. “Esse cenário só pode mudar por meio de informação e pró-atividade das mulheres. Poucas sabem, que as acima de 40 anos têm direito a uma mamografia anual por lei”.

Mamografia
O exame permite a detecção precoce do câncer de mama. Ele é realizado em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico.

Para as mulheres que possuem algum caso de câncer de mama na família, o recomendado é que a mamografia comece a ser feita a partir dos 30 anos. Desse modo, é possível traçar um comparativo adequado entre as chapas de raio-X.

Autoexame
A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. No entanto, o Inca não estimula o autoexame das mamas como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama, ou seja, ele não substitui os exames realizados por profissionais da saúde.

Serviço
As interessadas na mamografia devem se encaminhar a uma policlínica, com o cartão do SUS e documento de identidade. Em média, o resultado demora de sete a dez dias úteis para ficar pronto. O Instituto Neo Mama está aberto a orientações, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas à Avenida Coronel Joaquim Montenegro, 345 (Canal 6). Informações pelo telefone 3223-5588.

Confira destaques da programação

13 a 17 de outubro
Das 9 às 18h – Retirada do vale kit para a 5ª Caminhada Outubro Rosa + Exibição de filme sobre câncer de mama, no Instituto Neo Mama (Avenida Coronel Joaquim Montenegro, 345).

Todas as sextas-feiras até 31 de outubro
12h – Divulgação do Outubro Rosa na Praça Mauá.

15 de outubro (quarta-feira)
16h – Palestra do médico mastologista Marco Antonio Dugatto, à Avenida Conselheiro Nébias nº439.

18 de outubro (sábado)
17h – Culto Ecumênico na Memorial Necrópole Ecumênica (Rua Nilo Peçanha nº 50) e apresentação do Projeto Transformando Vidas.

19 de outubro (domingo)
11h – 5ª Caminhada do Outubro Rosa. Concentração no Aquário Municipal.

24 de outubro (sexta-feira)
11h – Caminhada do Outubro Rosa na Zona Noroeste. Concentração na Ambesp/ZN e trajeto até o Jardim Botânico.

27 de outubro (segunda-feira)
14h – Corte de cabelo para doação, no Lar das Moças Cegas.

30 de outubro (quinta-feira)
14h – Palestra na Ilha Diana.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.