Peixe aposta da Copa do Brasil para voltar à Libertadores
A derrota para o Fluminense na última quarta (22), na Vila Belmiro não estava nos planos do Santos Futebol Clube. O revés distanciou a equipe do G4 do Brasileirão faltando apenas oito rodadas para o fim do campeonato (está a seis pontos do quarto colocado). Assim, o sonho de retornar à Libertadores fica restrito, praticamente, à Copa do Brasil.
E o sonho de voltar à competição sulamericana se justifica. Caso não consiga a classificação neste ano, o Alvinegro Praiano alcançará o maior período sem disputar o torneio desde 2003, ano seguinte à inédita conquista do Brasileirão e que inaugurou uma série de participações na Libertadores – chegando, inclusive, ao título em 2011.
O maior período fora da competição foi entre 2009 e 2010 (ano em que o clube conquistou a Copa do Brasil e o direito de retornar ao torneio sulamericano). Antes disso, o Peixe também não participou em 2006.
Desafios
Mas o caminho para as Américas não será fácil. As semifinais da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira (29) e o Santos enfrentará o Cruzeiro, líder do Brasileirão e time que, há duas temporadas, joga o melhor futebol do País. O primeiro jogo está marcado para 22 horas, no Mineirão. A volta acontece no dia 5 de novembro, na Vila Belmiro.
O técnico Enderson Moreira deve poupar alguns jogadores na partida deste sábado (24), contra a Chapeconese, em Chapecó (SC). Muitos atletas reclamam da grande sequência de jogos, e as lesões começam a aparecer – Lucas Lima, por exemplo, foi poupado do jogo contra o Flu por apresentar um desconforto na coxa direita.
Além disso, o treinador santista não conta com a confiança do torcedor. Também na quarta, ouviu gritos de “burro” ao sacar Gabriel e colocar o questionado Leandro Damião. São os desafios do Peixe, que luta para voltar ao caminho das Américas.