Entre os esportes praticados nas praias de Santos, o futevôlei é um dos que mais cresce. Atenta a esse interesse, a Secretaria de Esportes (Semes) ampliou a oferta de aulas dessa modalidade. Até 2013, elas eram realizadas apenas no José Menino (ao lado do emissário submarino), mas neste ano chegaram em outros dois pontos da orla: Boqueirão e a Aparecida. E o número de adeptos saltou de 40 (2013) para 148 (até outubro) nos três locais.
Entre os alunos é possível encontrar até mesmo jogadores profissionais de futebol. Caso de Edmilson Carmo, 27 anos, que frequenta as aulas no espaço da Aparecida. “Enquanto não acerto com um clube para o próximo ano aproveito para manter o condicionamento físico. É muito melhor que academia, só que aqui sou aluno e é bem diferente do futebol”, contou o meia atacante revelado pelo Santos e que já atuou no futebol europeu.
Para o professor Bruno Agondi, a atividade distribuída por toda a orla é muito importante. “Foi uma iniciativa muito boa, vai ajudar ainda mais na popularização do esporte. A aceitação é muito grande entre homens e mulheres de todas as idades e como estamos em diversos pontos poderemos atender a todos”.
Mulheres ganham espaço
A adesão feminina à modalidade também é crescente. Do total de alunos da Semes, 45 são mulheres. E há ainda as professoras, como as irmãs Karina e Érika Marques, que ensinam a modalidade no espaço do Boqueirão. “Hoje o futevôlei é uma febre até em cidade que não tem praia e as pessoas pagam caro para praticar. A modalidade aqui é ensinada gratuitamente e a tendência é crescer ainda mais, principalmente entre as mulheres”, disse Karina, que também compete e é a atual líder do ranking paulista.
Quem participa das aulas no local é Vania Moraes, 31 anos, e vice-campeã mundial. “Pelo mundo está aumentando a participação das mulheres, inclusive temos muitas duplas brasileiras. Com iniciativas como essa, o crescimento vai ser enorme e teremos mais meninas da cidade se destacando”, prevê.
Serviço
Existem vagas nos três locais onde ocorrem as aulas com professores da Semes. Os interessados devem comparecer com duas fotos 3×4, comprovante de residência, RG e atestado médico atualizado.
Confira os locais e horários
José Menino (lado do Parque Roberto Santini – emissário) – Segunda a sexta, 8h às 12h. Inscrições na secretaria do parque, 8h às 12h e 14h às 18h. Informações 3225-1641.
Boqueirão (entre o canal 3 e a Av. Conselheiro Nébias, altura do nº 30 da avenida da orla) – Segundas, quartas e sextas, 17h às 20h; sábados, das 9h às 12h. Inscrições podem ser feitas no local, no horário da atividade, ou no Posto 2 (Pompeia), 8h às 11h30 e 14h às 17h30, de segunda a sexta. Informações 3251-9838.
Aparecida (entre o canal 6 e Rua Ricardo Pinto) – Segundas e quartas, 8h às 12h e das 17h às 21h; terças e quintas, das 9h às 11h e das 17h às 19h. Inscrições na secretaria do Complexo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº), 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30. Informações 3261-1980.