Confira a programação da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental para este sábado (8)
Zarafa
Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.
Recomendação: 10 anos
Sessões: 11h no Cine Roxy Iporanga e 16h no Sesc Santos;
Ingresso: Grátis
Informações: No site
Os Sub-Humanos
Em um safari hermeticamente fechado na Áustria, os desafios morais de nossa civilização colidem sob uma lupa: culpa, responsabilidade, redenção. Quarenta chimpanzés sobreviveram a experimentos com o vírus HIV “servindo à humanidade.” Traumatizados, altamente agressivos e mentalmente isolados. Hoje, quatro cuidadoras administram um projeto de reabilitação único, onde as vítimas reaprendem a se tornar macacos.
Recomendação: 12 anos
Sessões: 14h30 no Cine Roxy Iporanga
Ingresso: Grátis
Informações: No site
BlackFish – Fúria Animal
A história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem este documentário, que explora o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar a nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos.
Recomendação: 12 anos
Sessões: 17h no Cine Roxy Iporanga
Ingresso: Grátis
Informações: No site
Guerra de areia
Depois da água, a areia é o recurso natural mais consumido no planeta. Como consequência, as limitadas reservas de areia estão ameaçadas. Uma “guerra de areia”, iniciada por explosões de prédios, crescem em todo o lugar e ¾ das praias do planeta estão diminuindo e destinadas a desaparecer, vitimas da erosão e – por mais incrível que pareça – do contrabando de areia.
Recomendação: Livre
Sessões: 19h30 no Cine Roxy Iporanga
Ingresso: Grátis
Informações: No site
A Síndrome de Veneza
Veneza vive sob a enorme pressão do turismo de massa – e vive disso. A cidade deixou de existir como uma estrutura urbana, foi abandonada por seus habitantes e está caindo em decadência física, social e moral. O filme é um retrato de uma cidade magnífica no processo de autodestruição.
Recomendação: 12 anos
Sessões: 21h no Cine Roxy Iporanga
Ingresso: Grátis
Informações: No site
Animais unidos jamais serão vencidos
Quando uma enorme barragem e um resort bloqueiam o abastecimento de água da planície africana, os animais – muitos deles inimigos implacáveis – se unem para fazer as coisas voltarem ao normal.
Recomendação: Livre
Sessões: 15h, 17h e 19h, no Cine Zn (Avenida Afonso Schmidt, s/n)
Ingresso: Grátis
Informações: No site
Tóquio Waka
Tokyo Waka é tanto um retrato lírico cuidadosamente construído de Tóquio e seus habitantes quanto uma representação da surpreendentemente rica vida dos corvos. É um encapsulamento evocativo da Tóquio pós-bolha, quando as pessoas pegas no fluxo das mudanças buscam seus portos seguros precários perante um futuro incerto.
Recomendação: Livre
Sessões: 19h30, no MISS (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48))
Ingresso: Grátis
Informações: No site