Em setembro, a cidade de Santos foi palco de mais uma grande produção do cinema brasileiro. A diretora paulista Caru Alves esteve na cidade para a pré-estreia do seu primeiro longa metragem “De Menor”, que aborda a situação do poder judiciário brasileiro e como o jovem infrator é tratado no Brasil. Agora, a cineasta volta nesta quinta (27/11), para realizar o Encontro Cinematográfico com o tema O Papel do Cinema na Construção de uma Visão mais Humana do Jovem, uma parceria entre Instituto Querô e SESC Santos, dentro do programa SESC Juventudes
O encontro acontece no auditório do SESC (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Bairro Aparecida), às 16 horas. Além da exibição do longa metragem, o público participa de um bate-papo com a diretora paulista Caru Alves, o diretor Regional Litoral da Fundação Casa, João Carlos do Espírito Santo e Flávia Cibelli Rios, advogada militante há 23 anos, atuante nas áreas de Direito de Família, Infância, Juventude e Penal, além de Membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas Criminais da Subsecção de Santos.
Junto com o público, os convidados irão levantar sugestões sobre de que forma o cinema pode contribuir como transformador social e como solucionar os problemas enfrentados pelo jovem no sistema penal brasileiro. As questões levantadas serão usadas para a criação de uma carta aberta que, além de publicada online, será enviada ao poder público, como apoio à implantação das sugestões na região.
De Menor – Caru Alves sensibilizou-se pelo tema por meio de relatos de uma prima, defensora de adolescentes e crianças. O filme conta a história de Helena (Rita Batata), uma advogada que atua no Fórum de Santos e defende menores infratores da região. A advogada mora junto com o irmão Caio (Giovanni Gallo), menor de idade que, ao cometer um delito, muda toda a dinâmica da trama. Além de vencer a Première Brasil do Festival do Rio 2013, “De Menor” ganhou o World Première no Festival de San Sebastián (Espanha), e Rita Batata foi eleita Melhor Atriz no Festival do Cinema Sul-Americano de Marselha (França) e no Cinemato – Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. O longa também contou com a ajuda de jovens das Oficinas Querô na produção. Assista ao trailer: www.youtube.com/watch?v=2thr2Fks1rU ou acesse www.facebook.com/demenorofilme.