Novembro fecha com apenas 56% do volume de chuva em Santos
As chuvas finas, porém contínuas ou rápidas pancadas que poderiam ser proporcionadas por nuvens baixas trazidas pela circulação marítima, como resquícios da passagem de uma frente fria na sexta-feira passada (dia 28), acabaram por não ocorrer. O resultado é que o mês de novembro fechou com apenas pouco mais da metade do volume normal (56%), que seria de 160 milímetros por metro quadrado. Precisamente ficamos com somente 90 milímetros por metro quadrado em Santos.
Já Outubro fechou com volume de chuva significativamente mais baixo do que em Novembro, com índice pluviométrico de apenas 16 milímetros por metro quadrado, quando deveria chover cerca de 150 milímetros em Santos. Portanto, choveu apenas cerca de 11% do esperado em Santos. Os dados são da estação da Ong Amigos da Água.
*Diretor Científico da ONG Amigos da Água, entidade que há 14 anos já alertava sobre os muito prováveis riscos de racionamento e desabastecimento de água no Brasil. É especialista em Climatologia, Astronomia e Geologia Ambiental (observando e monitorando o clima de Santos e região diretamente e indiretamente o clima da cidade de São Paulo e arredores)