Campeonato chega ao fim com decisões na Libertadores e rebaixamento
O Campeonato Brasileiro chega ao fim neste final de semana com pouco a se decidir, é verdade. Mesmo assim, as decisões envolvem grandes equipes do futebol na parte de cima e na de baixo da tabela.
O campeão (Cruzeiro) e o vice (São Paulo) já estão definidos. No sábado (6), Corinthians e Internacional (RS) – que estão classificados para a Libertadores – decidem quem ficará em 3º e 4º lugar. Pode parecer pouco, mas após o sorteio dos grupos da competição continental, na terça-feira (2), a definição pode ser vital para as duas equipes.
Quem ficar em quarto lugar terá que disputar a chamada primeira fase do torneio, ou pré-Libertadores contra uma equipe colombiana, ainda não definida, em 4 e 11 de fevereiro. Caso se classifique, este time irá para o grupo 2, já denominado de “Grupo da Morte” por contar com São Paulo, o argentino San Lorenzo (atual campeão do torneio) e o Danúbio, do Uruguai, atual campeão nacional naquele país. Ou seja, três pedreiras que ninguém quer enfrentar logo de cara.
Rebaixamento
Na parte de baixo da tabela, a luta também é intensa. Criciúma e Botafogo já estão na segundona em 2015. Restam duas vagas para três equipes: a dupla baiana Bahia e Vitória e o Palmeiras. Todos jogam no domingo, às 17 horas. Os Tricolores da Boa Terra jogam em Curitiba diante do Coritiba, em jogo que marca a despedida oficial do meia Alex dos campos de futebol. Os rubro-negros recebem, no Barradão, um desinteressado Santos, que não contará com Robinho.
Já o Palmeiras joga, no Allianz Parque, o Atlético-PR, que também não luta por mais nada neste campeonato. Se o Verdão vencer, independentemente de qualquer resultado nas partidas envolvendo as equipes baianas, permanece na elite do futebol brasileiro, rebaixando a dupla Ba-Vi. Em caso de empate, o Alviverde permanece se o Vitória não ganhar, ou se as equipes baianas forem derrotadas. Se perder, precisa torcer para que Bahia e Vitória também não vençam.