O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, prepara uma série de atrações especiais para essas férias escolares. A Programação de Férias prevê quatro atividades diferentes que vão desde contação de história até visita educativa pelo edifício da Bolsa Oficial de Café, atingindo públicos variados, como crianças, jovens, adultos e terceira idade. A programação é gratuita e vai do dia 16 ao dia 30, com as ações acontecendo sempre às 15 horas.
No primeiro dia da grade, o museu oferece a Visita Curiosa, uma ação voltada a crianças de 5 a 7 anos. Após uma visita pelos espaços externo e interno da instituição, os jovens participam de uma oficina de desenho para retratar o que mais lhes chamou a atenção durante a atividade. Nos dias 22 e 30, o educativo do Museu do Café apresenta o Roteiro do Café, atração que os participantes, podendo ser jovens e adultos, conhecem os principais patrimônios edificados relacionados à história do café ao longo do Centro Histórico de Santos.
O curso de Minibarista é outra atividade que compõe a rotina de atividades para as férias no museu. No dia 23, os participantes, que podem ter entre 10 e 12 anos, fazem uma visita orientada pelo palácio da Bolsa e depois iniciam uma atividade no Centro de Preparação de Café (CPC) na qual se divertem com o latte art, a famosa técnica de desenhos na superfície do café com leite vaporizado.
A quarta atração da Programação de Férias é Memórias do Café, uma ação voltada ao público da terceira idade. Em uma dinâmica de grupo que acontece nos dias 27 e 29, os participantes são convidados a compartilhar suas memórias relacionadas ao café, seja na infância ou na vida adulta, criando, assim, um forte laço entre o tema e o público.
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Abertura também às segundas-feiras entre novembro e março. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site.