
Membros do comitê trabalharão para atrair mais delegações olímpicas a Santos; seleção italiana de natação já confirmou que virá à cidade. Foto: Douglas Luan
Foi lançado de forma oficial, na manhã desta terça-feira (03), o comitê Santos pró-Olimpíada 2016. As autoridades santistas e representantes da sociedade civil já realizavam articulações visando atrair delegações para realizar o período de aclimatação na cidade, antes do início da competição do Rio de Janeiro, e o trabalho já deu resultados: a seleção de natação da Itália treinará na piscina da Unisanta. Assim, o ato realizado no salão Nobre da Prefeitura foi apenas a formalização do grupo, por meio de decreto assinado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
“Nós vamos apresentar Santos como alternativa para estas seleções e comitês. Nossa expectativa, pela qualidade dos equipamentos da nossa cidade, pelo clima semelhante ao Rio de Janeiro, é receber outras delegações, assim como foi na Copa do Mundo, quando conseguimos acolher duas seleções. Trabalhamos unidos comitê e sociedade civil organizada”, destacou o chefe do Executivo, salientando o fato de a cidade “já estar nos Jogos Olímpicos, por conta da escolha da Itália”. “É muito positivo e trabalharemos para que mais delegações venham”
A Secretaria Municipal de Esportes (Semes) produziu, junto com a equipe de Comunicação da Prefeitura, vídeos e materiais institucionais que serão entregues aos representantes dos Comitês Olímpicos, ressaltando as virtudes esportivas e a estrutura do município. Durante o ato, parte do vídeo foi exibido aos presentes no Salão Nobre – esportistas e ex-atletas e autoridades. A proximidade da cidade com os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, além do clima e geografia semelhantes, são alguns dos pontos ressaltados. Um site também será criado para auxiliar neste trabalho.
Metas
De acordo com o secretário Municipal de Esportes, Alcídio Melo, Cidão, em 2014, a pasta criou um grupo interno para dar início aos serviços visando o convencimento das delegações. Os representantes foram à Capital Carioca participar de eventos relacionados ao Jogos e, também, a uma reunião com o diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Marcus Vinícius Freire. “Ele ficou muito empolgado com o projeto de Santos”, disse o responsável pela pasta, lembrando que a cidade recebeu a visita das delegações de Bélgica e Japão.
Cidão também lembrou que o processo para o convencimento das delegações ocorre de forma diferente ao da Copa do Mundo. “No Mundial havia 31 países, fora o Brasil, e uma modalidade esportiva. Nas olimpíadas são aproximadamente 200 países, 35 modalidades e mais 22 paralímpicas. A proporção é muito grande e a estratégia será bem diferente, porque não temos como ligar e ir até todo mundo. Priorizamos modalidades, países e delegações que achamos mais importantes para começar a fazer esse trabalho”.
O secretário detalhou que as modalidades que baseiam o trabalho do grupo estão baseadas no que a cidade pode oferecer. “Temos a Arena Santos, que pode ter os esportes de quadra como o vôlei, basquete e handebol. Na Arena também há uma sala de artes marciais. Tem a orla da praia, com os esportes de areia; Área Continental, com a canoagem e a vela; a piscina da Unisanta e, também, do Rebouças, para equipes de natação”, disse.
Ainda de acordo com ele, a prioridade é atrair as delegações que se destacam nas Olimpíadas e Mundiais. “O trabalho, inicialmente, é dirigido para estas confederações e comitês destes países. Em um segundo momento, vamos distribuir todo este material para os demais comitês”.
Integram o comitê os seguintes representantes:
Prefeitura de Santos:
Paulo Alexandre Barbosa – prefeito e presidente do Comitê
Alcídio Melo, Cidão – secretário Municipal de Esportes e secretário Executivo do órgão
Luis Dias Guimarães – secretário Municipal de Turismo
Fábio Nunes, Fabião – secretário Municipal de Cultura
Rivaldo Santos – secretário Municipal de Comunicação e Resultados
Nelson Gonçalves de Lima Júnior – secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano
Paulo Myashiro – presidente da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes)
Sociedade civil:
Modesto Roma Jr. – presidente do Santos Futebol Clube
Marcelo Teixeira – presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação
Luiz Ernesto Figueiredo, Neto – gerente do Sesc-Santos
Marcos Clemente Santini – presidente de A Tribuna
Armênio Mendes – empresário
Leonardo Alstut – empresário
Alex Mendes – presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau
Esportistas:
Danielle Zangrando – judô
Rogério Sampaio – judô
José Osvaldo da Fonseca Marcelino, Negrelli – vôlei