A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 – O Musical terá bonecos criados e utilizados na cena da antropofagia em exposição em dois dos principais museus de marionetes na Europa. Eles estarão no acervo permanente do Topic – Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha) e do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal).
Este é um dos primeiros resultados da parceria entre a Prefeitura de São Vicente através da Secretaria da Cultura com as respectivas diretoras dos espaços internacionais, Idoya Otegui Martinez e Maria José Machado Santos. A ação se firmou durante a Encenação e o 2º FITI – Festival Internacional de Teatro Infantil, realizado na Cidade.
Os bonecos foram confeccionados em estrutura metálica com cobertura de tecido e fibra de bananeira, braços de bambu, além de uma grande máscara inspirada nas que eram produzidas pelos índios brasileiros.
Com movimentação de braços e giro de 360º de sua cabeça, foram criados pelo secretário da Cultura, Amauri Alves, com desenho de produção de André Reis e execução de Wagner Galdino, Fabiano di Melo, Beto Vieira, Fernando Rino, Sergio Lima, Henrique Dias Alves, Leonardo Dias Alves, Carolina Dias Alves, Beatriz Dias Alves e Marcelo Lafontana.
“É um grande orgulho para São Vicente contar com peças utilizadas na Encenação 2015 expostas em dois museus europeus que são referências mundiais na preservação e pesquisa da arte da marionete”, afirma Amauri Alves. Ele complementa: “Teremos uma divulgação permanente do maior espetáculo teatral realizado em areia de praia do mundo para turistas de todos os países que frequentam estes museus”.