Pobres de nós | Boqnews

Ponto de vista

6 de fevereiro de 2015

Pobres de nós

Quem nutria a esperança de uma reforma política séria pode literalmente tirar o ‘cavalinho da chuva’. As escolhas dos novos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, mostram que as principais mudanças previstas não entrarão no cerne da questão, como a limitação de partidos políticos – hoje são 32 sendo que 28 estão representados no Congresso. Não bastasse, outros estão tendo sua criação fomentada.

A questão, porém, não se limita a criação de mais partidos, até porque nos Estados Unidos eles são mais de 60. O problema é que a cada nova agremiação partidária oficializada, mais recursos dos cofres públicos são direcionados ao fundo partidário, sem contar os tempos de TV e rádio, objetos de pueris negociatas.

Na prática, as lideranças escolhidas querem se perpetuar e não admitem qualquer risco de perda do poder. Afinal, eles se abrigam no manto da imunidade parlamentar enquanto proliferam processos contra eles. Diante de uma Justiça lenta e burocrática, ganham o tempo necessário para ampliar seus tentáculos nos cargos. Prometem mudanças, desde que não coloquem em risco seus objetivos.

No Senado, Calheiros já renunciou ao cargo em 2007 para preservar o mandato e escapou duas vezes, em votação secreta no plenário, da cassação. Ele é alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal e seu nome já foi associado ao esquema da operação Lava Jato, fato que ele nega. Detalhes sobre suas peripécias em congressoemfoco.uol.com.br/noticias/fantasmas-na-justica-ainda-rondam-renan/

Na Câmara, levantamento da ONG Transparência Brasil mostra que dos 11 deputados eleitos para compor a presidência e a mesa diretora, oito têm ou tiveram problemas na Justiça ou nos tribunais de contas. Na lista de investigações, existem denúncias de compra de votos, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e submissão de trabalhadores a regime análogo à escravidão.

O novo presidente da Câmara também é apontado pela Procuradoria Geral da República como um dos acusados da Operação Lava Jato. Como até agora os nomes dos políticos envolvidos no esquema não foram divulgados oficialmente, tudo não passa de especulação. Por enquanto.

Pelo levantamento, quem lidera a lista de processos é o ex-prefeito de Santos, Beto Mansur (PRB), atual primeiro-secretário da Mesa Diretora. Eleito pela quinta vez consecutiva, mesmo com quedas sucessivas de votos – foram 31.301 na última, a metade em relação a 2010 -, conseguiu ser escolhido entre os pares para ser o novo ‘prefeito’ da Câmara.

Sua eleição deve-se a Celso Russomano, campeão de votos. Logo, foi um dos beneficiados pela atual estrutura partidária. Já esteve no PSDB, PDT, PP e agora PRB. Por que atuaria para mudar a lei e se prejudicar? (Para saber mais dos processos dos membros da nova mesa, acesse o link )

Infelizmente, portanto, não será desta vez que a necessária reforma política ocorrerá. Mais uma chance perdida.

Fernando De Maria
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.