Fábrica Cultural abre 3 mil vagas para cursos e oficinas em Santos | Boqnews
Anderson Bianchi
18 de fevereiro de 2015

Fábrica Cultural abre 3 mil vagas para cursos e oficinas em Santos

Formar novos artistas de todas as idades e em todas as regiões de Santos. Esta é a meta do programa Fábrica Cultural, da prefeitura de Santos, que abre inscrições dia 23 de fevereiro para preencher 3 mil vagas em cursos de formação e oficinas livres em artes cênicas, visuais, dança e música. As aulas acontecem no Centro de Atividades Integradas de Santos (Cais) – Vila Mathias e nos outros três Portos de Cultura que funcionam nos Centro Cultural da Zona Noroeste, no Centro Cultural do Morro São Bento e no Caruara.

“No ano passado, cerca de 1 mil pessoas foram beneficiadas em nossos cursos. Em 2015, ampliamos a oferta para 25 cursos e um total de 2.735 novas vagas. Somados aos mais de 200 alunos que fizeram rematrícula, atenderemos mais de 3 mil pessoas. E de acordo com a procura, podemos abrir mais vagas já  no segundo semestre”, argumenta o chefe do Departamento de Formação e Pesquisa Cultural, Murilo Netto.

A maioria das opções oferecem formações em 3 anos. Entre os cursos mais procurados e que oferecem grande quantidade de vagas estão os de Violão (220), Violino (55), Artes Visuais (135), Teatro (210 vagas), Dança de Salão (550) e Mangá (90).

Entre os novos cursos oferecidos, está o de Teoria e Percepção Musical, que era uma matéria exclusiva para alunos matriculados nos cursos de música, e agora passa a ter vagas para a população em geral. “Era uma reivindicação antiga de artistas que desejam aprimorar os estudos na área”, complementa.

Podem se inscrever crianças a partir de 7 anos e adultos, sem limite de idade. Com 7 e 8 anos, os alunos iniciam programa pelo curso de Artes Integradas, onde aprendem noções básicas de todas as áreas culturais. A partir dos 9 anos, é possível escolher um dos cursos ou oficinas específicas. Em outros casos, como pintura em tela e canto, a idade inicial é 14 anos.

As inscrições estarão abertas entre os dias 23 e 27 de fevereiro (segunda à sexta), das 9 às 19 horas, no Cais Vila Mathias (Avenida Rangel Pestana, 150) e nos portos de cultura (confira a tabela abaixo). Os documentos necessários são: RG ou certidão de nascimento (original e cópia), cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4. Para os cursos de dança, é necessário apresentar também um exame de aptidão física. Mais informações pelo telefone 3202-3570.

Portos de Cultura – Em breve, os três espaços descentralizados nos morros, na zona noroeste e na área continental, abrirão mais vagas e novos cursos. Em Caruara, nos próximos meses, a população ganhará um novo espaço, ao lado da biblioteca, que será adaptado para receber aulas de dança e música. Para os próximos anos, a tendência é multiplicar as vagas oferecidas nos Portos de Cultura, quando serão entregues à população três novos equipamentos que estão sendo erguidos na Vila Nova, Vila Progresso e Morro da Penha.

Confira as novas vagas do Programa Fábrica Cultural em Santos:

Cais – Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150) 

– Artes Integradas: Desenho, teatro, dança e música (46 vagas);
– Artes Cênicas: Teatro (210 vagas);
– Artes Visuais: Artes visuais (122 vagas), Mangá (57); Bordado da Ilha da Madeira (5); e Pintura em tela na Pinacoteca Benedicto Calixto (15).
– Dança: Dança de salão (500 vagas), Zumba e ritmos brasileiros (280), Capoeira (100), Cirandança (100), Dança de rua interativa infantil (80), Dança com Marcelo Cirino (80), Balé clássico da terceira idade (50), Laboratório do movimento (20), Dança em cadeira de rodas (10), Dança esportiva (30);
– Música: Violão (160 vagas), Violino (55), Teclado (47), Violoncelo (32), Coral canto livre (30), Canto (25), Coral infanto-juvenil (20), Piano (17) e Viola (6).

Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt, s/nº, Areia Branca)
– Artes Visuais: Artes Visuais (15 vagas), mangá (10 vagas);
– Dança: Dança moderna e contemporânea (60 vagas), Balé clássico de até 8 anos (60), Balé clássico de 8 a 13 anos (48), Dança de salão (50), Dança de rua interativa infantil (50), Zumba (50), Capoeira (50) e Dança do Ventre (30);
– Música: Violão (40 vagas), canto (25) e coral (25).

Centro Cultural do Morro São Bento (Rua São Luís, s/nº)
– Artes Visuais: Mangá (10 vagas), Bordado da Ilha da Madeira (5);
– Dança: Balé Clássico (80 vagas);
– Música: Violão (20 vagas).

Caruara – Biblioteca Plínio Marcos (Praça das Palmeiras, s/nº)
– Artes Visuais: Mangá (10)

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.